quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Quem ganhou?

Em 1824, houve 4 candidatos fortes à presidência dos Estados Unidos. Andrew Jackson, John Quincy Adams, William Harris Crawford e Henry Clay.

Essas eleições ficaram na história das eleições americanas porque o resultado foi muito engraçado. Andrew Jackson foi o mais votado e o que elegeu mais grandes eleitores: 99. A seguir ficou Quincy Adams com 84, William Crawford com 41 e Henry Clay com 37.

Se fizerem as contas, perceberão que há 261 grandes eleitores, pelo que é necessário 131 votos para fazer uma maioria. Assim a decisão passou para o Congresso, que apenas considerou os três mais votados. Ou seja, Henry Clay ficou de fora. Henry Clay declarou o seu apoio a Quincy Adams, que ganhou (e depois nomeou Clay para a Administração).

Temos então que Andrew Jackson foi o mais votado. Andrew Jackson foi o que elegeu mais eleitores. Mas não teve maioria. Quem ficou presidente foi o segundo classificado em tudo e isto graças ao candidato menos votado. Aquilo a que se chama uma coligação de derrotados.

Agora digam-me, quem é que acham que ganhou as eleições presidenciais? O que teve mais votos e mais eleitores eleitos ou o que foi eleito presidente?

Ah e tal, não tem nada a ver porque ali aquele pentelho é branco enquanto o outro é loiro. Enfim, é tramado, mas é assim.

PS Uma réstia de esperança para os pafianos: na eleição de 1828, Andrew Jackson vingou-se e ganhou mesmo.

1 comentário:

Não são permitidos comentários anónimos.