quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O acordo ortográfico que veio simplificar a escrita

Antes do acordo, havia regras que toda a gente conhecia. Por exemplo, toda a gente escrevia co-autor. E, por analogia, essas mesmas pessoas, ou seja, toda a gente, escreveriam co-adopção.

Entretanto veio um novo acordo ortográfico. E então temos os casmurros, como eu, que escrevem co-adopção e há os progressistas que escrevem coadoção. Tudo bem, são transições.

Mas, para complicar um pouco, o projecto de lei aprovado na assembleia, o Projeto de Lei n.º 278/XII, consagra uma forma diferente: co-adoção. Digamos que é uma fusão das duas normas ainda em vigor. Deve ter sido o consenso a que chegaram os deputados proponentes.

Entretanto, aparece o Daniel Oliveira a consagrar uma quarta forma: a coadopção! Faz sentido, é, tão-só, uma nova forma de fundir as duas grafias. Não sei se o Expresso passará a seguir esta norma. O que sei é que, de momento, a pretexto de uma palavra que nem sequer existia há dois anos, temos quatro formas de a escrever: co-adopção, coadopção, coadoção e co-adoção. Ainda bem que se unificou a língua.

PS Este texto não é nenhuma crítica às pessoas que usaram estas várias formas e até estou curioso em saber se mais alguma aparecerá. Este meu texto é, simplesmente, uma crítica à merda do acordo ortográfico que indispôs a nossa escrita.

8 comentários:

  1. Gostei e subscrevo integralmente o seu Post Scriptum.

    ResponderEliminar
  2. O Acordo Ortografico veio trazer mais liberalismo à escrita: cada um faz a porcaria que entende e os outros que se lixem...

    ResponderEliminar
  3. Vi um cagado de fato, na praia ... perdão, o que vi foi um cágado de facto !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por regra. não publico comentários anónimos, Neste caso abri uma excepção, porque este é um erro muito comum em quem ataca o novo Acordo Ortográfico. De acordo com as novas regras, quer "facto" quer "cágado" escrevem-se "facto" e "cágado". Ou seja, em relação a estas palavras não houve alteração nenhuma.

      Eliminar
    2. Ou seja, o mal é muito. Mas a gente, nós, ainda o agrava. Somos mesmo bons!...

      Eliminar
  4. Não é por acaso que os erros ortográficos dispararam em tudo o que é Tv's ou publicações.
    Considero o AO90 um acto pensado de traição.

    ResponderEliminar
  5. Os erros ortográficos, quer em publicações, quer nas Tv's, subiram em flecha - e até se percebe porquê.
    Considero o AO90 um acto pensado de traição.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.