quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Post onde o autor se refugia num texto curto e palerma sobre o assunto da semana

Considero as praxes uma prática sádica, idiota e absurda – e isto para não falar daquilo que têm de pior. Mas esta semana as praxes tiveram uma consequência inimaginável e para a qual não me sentia preparado: pôr-me de acordo com José Sócrates.
Nos últimos dias as praxes têm sido o ponto forte do comentário público na imprensa, nos blogues e nos táxis. A nota mais relevante que sai dessa opinião generalizada é que neste momento envergonha menos usar um crachá do PSD do que vestir capa e batina. Hoje, os veteranos sentem necessidade de dizer sobre os caloiros o mesmo que os eleitores andam há dois anos a dizer sobre o Governo: “Não fui eu que os pus ali”. Por outras palavras, mais facilmente Pacheco Pereira confessa ter votado em Passos Coelho do que um universitário admite ter praxado outro.
Para mim não existem diferenças entre mal praxado e bem praxado, porque assinalar essa discrepância seria como distinguir entre boa e má tortura. Para ilustrar com um exemplo da história clássica, ter as mãos e os pés bem pregados à madeira e asfixiar rapidamente seria uma boa ou uma má crucificação? Para os que me dizem que sou um exagerado nas analogias que costumo fazer com a praxe – quartéis militares, campos de prisioneiros, arbitragens de Duarte Gomes – dou o exemplo de Jesus Cristo para não me virem com a conversa de que pelo menos as praxes são voluntárias. Jesus também caminhou de livre vontade até à Gólgota com a cruz nas costas para cumprir o seu destino.

(Texto publicado no jornal O Interior)

1 comentário:

  1. deve escrever-se considero a praxe uma prática.....se for as praxes terá de ser...práticas

    as praxes visam estabelecer relações de domínio vulgares no mundo académico e fora dele

    o patrão que monta as empregadas não difere do professore que monta as alunas ou as estagiárias ou o

    dux que pratica parafilias pAra sublimar a falta de susexo da praxis normal

    ser dux nã dá direito a passar para a assembleia da república como deputado

    já ser familiar de deputado e ser presidente da associação de estudantes já é meio caminho andado

    praxes y praxis há muitas ó....

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.