quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Um novo indicador de conjuntura para a economia portuguesa

Em tempos de incerteza como os actuais, é sempre útil para os economistas terem acesso a uma ferramenta que lhes permita antecipar a actividade económica. Proponho um indicador inovador: "Quim Barreiros Index (QBI)". Este indicador é calculado trimestralmente de acordo com o volume de ajustes directos  realizados entre a empresa Joaquim Barreiros, Lda. e/ou o Sr. Joaquim de Magalhães Fernandes Barreiros com qualquer entidade pública e disponíveis no portal  "Contratos Públicos Online".
O coeficiente de correlação entre o QBI e o PIB (fonte Banco de Portugal), a preços correntes, foi de 0.86, para os seis trimestres apresentados no gráfico. Se o INE passar a divulgar os valores dos contratos das duas entidades com alguma antecedência, poderemos ter aqui uma interessante ferramenta de análise e previsão da conjuntura económica.


7 comentários:

  1. Isto confirma o postulado Keynesiano de que investimento público ajuda a recuperar a procura agregada e, por arrasto, toda a economia. No limite, bastariam concertos do Quim Barreiros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Mário Lopes, a causalidade, se existir ( o que duvido), pode ir no sentido inverso...

      Eliminar
  2. Por curiosidade, qual é o coeficiente de correlação da diferença de logaritmos? Isto é, calcule em primeiro lugar o logaritmo do Quim Barreiros Index e do PIB. Em seguida, calcule a diferença de um ano menos o anterior para cada uma das variáveis transformadas. Por fim calcule o coeficiente de correlação dessas diferenças. Se der um valor baixo, deite a ideia para o lixo pois o mais provável é que o que acabou de apresentar não passa de uma correlação espúria... ;-)

    ResponderEliminar
  3. ahaha, muito boa!

    Não sei como calculou o número de contratos públicos dessas empresas, mas suponho que tenha sido "à la pate", a partir do BASE.

    Talvez queria dar uma olhada no http://contratos.publicos.pt, um site (sob minha responsabilidade) que contém a base de dados do BASE actualizada diariamente num formato útil para fazer estatística. Apresento algumas "análises" no site, como

    - Quando é que os municípios mais contratam? http://contratos.publicos.pt/quando-e-que-os-municipios-mais-contratam
    - Como é que os municípios mais contratam (ajuste direto ou concurso público)? http://contratos.publicos.pt/como-e-que-os-municipios-mais-contratam
    - Distribuição de preços dos contratos na base de dados: http://contratos.publicos.pt/histograma-precos-contratos

    A vantagem é que a base de dados é pública e pode acede-la (e fazer estatísticas) pela internet a partir do seu computador usando Python (uma linguagem de programação): http://public-contracts.readthedocs.org/en/latest/usage.html

    Se precisar de ajuda, contacte-me; terei todo o prazer em ajudar.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.