segunda-feira, 21 de setembro de 2015

O voto económico

Sobre voto económico gostaria de deixar uma nota. Tipicamente, quando a economia se porta mal o candidato incumbente (ou seja, o recandidato) é penalizado. Há, no entanto, um pormaior importante: como se avalia a performance económica? Nas últimas presidenciais americanas, ganhas por Obama, os modelos que compararam os dados económicos no momento da votação com os dados de início de mandato previram uma derrota de Obama. Já os que comparam os dados económicos com os dados de um ano depois de Obama tomar posse deram a vitória a Obama. Foram estes últimos modelos que acertaram. 

Ou seja, de alguma forma, os eleitores consideraram que a evolução da Economia no primeiro ano de Obama ainda era herança do mandato anterior (crise financeira iniciada com Bush).

4 comentários:

  1. Caro LA-C,

    Não sei até que ponto não é tudo uma questão de mensagem e percepção. Ou seja, talvez não sejam tanto os dados económicos que contem mas a percepção que se tem da economia.

    Pegando no caso português: a coligação tem feito a campanha tentando focar a governação entre 2013 e agora, quando os dados económicos melhoram. O PS, por outro lado, foca 2011 e agora, em que comparativamente (e em termos numéricos) o valor é pior. Mas qual é a percepção real das pessoas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente. Eu penso que a percepção geral é a de que as coisas estão melhor. Mas não tenho grandes dados para sustentar o que penso.

      Eliminar
    2. Não entendo. Que "coisas" é que as pessoas acharão que estão melhor? Têm mais dinheiro no bolso do que há quatro anos? As pessoas que conheço avaliam assim. Só conheço esta percepção singela das coisas pelo homem comum. Coisa diferente é a esperança de que as coisas irão finalmente melhorar de futuro, com um ou outro partido.

      Pedro

      Eliminar
  2. Eu às vezes penso que, dado o atraso da compilação (ou pelo menos, da publicação) dos dados económicos, as pessoas estarão com certeza a ver outras coisas, em tempo real, na sua vida e nas dos que as rodeiam. Se, por hipótese, as coisas estão a melhorar (ainda incipientemente, segundo os dados), é possível que as pessoas já estejam mais à frente na curva. O que, no caso concreto, daria uma vantagem "inesperada" à coligação. Estou com imensa curiosidade sobre os resultados destas eleições...

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.