terça-feira, 21 de maio de 2013

Deve o Benfica ir à bruxa?

A pretexto da sétima final europeia que o Benfica perde, tenho ouvido várias pessoas a falar em bruxedo. Até o Pedro Mexia, no Governo Sombra, sugeriu essa possibilidade. Mas, considerando que numa final há uma probabilidade de vitória de 50%, é de facto assim tão estatisticamente improvável que em nove finais apenas se ganhem duas? Na verdade, fazendo as contas, os mais letrados podem verificá-las recorrendo a uma Distribuição Binomial, conclui-se que não. 
Se se admitir que cada final é decidida por moeda ao ar, então a probabilidade de em nove finais não ganhar mais do que duas é de 9%, ou seja, acima do limiar de 5% que os critérios científicos tradicionais consideram. 
Não há evidência estatística que suporte a tese do mau-olhado, ainda estamos dentro dos padrões perfeitamente admissíveis do acaso.

6 comentários:

  1. Não sei se o pressuposto de que numa final existe 50% para cada lado é necessariamente válido. Até suponho que em muitas das finais perdidas (incluindo a última) a probabilidade do Benfica ganhar seria (à partida) inferior a essa. Mas usar probabilidades inferior a 50% ainda reforçam a conclusão.

    ResponderEliminar
  2. "Não sei se o pressuposto de que numa final existe 50% para cada lado é necessariamente válido."
    Claro que não é, mas é uma forma simples de atalhar o problema.

    "em muitas das finais perdidas (incluindo a última) a probabilidade do Benfica ganhar seria (à partida) inferior a essa."
    Nas últimas 3, sem dúvida. Quanto às anteriores, uma com o Anderlecht, nos anos 80, e as outras nos tempos de voos gloriosos, não tenho noção.

    ResponderEliminar
  3. O bruxedo (húngaro) foi feito depois das 2 ganhas, e desde aí foram 7 derrotas.
    A probabilidade dessas 7 derrotas seguidas já é inferior a 1%...
    Que las hay las hay...

    ResponderEliminar
  4. Luís, usa um alfa de 10%, assim rejeitas a hipótese nula!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para testar a hipótese de uma maldição? Qual 10% qual carapuça, devia era usar um alfa de 1 por 10.000. Com 5% já estou a ser 500 vezes mais benévolo do que devia.

      Eliminar
  5. Se é ou não bruxedo/mau-olhado não sei, só sei é que os adeptos do Sport Lisboa Benfica mereciam ter feito a festa desta vez! 7 finais europeias perdidas é muita coisa... Pode até nem ser estatisticamente improvável, mas é um azar dos grandes!

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.