quinta-feira, 27 de março de 2014

A Economia portuguesa na União Europeia: 1986-2010


Paralelamente, desafiou vários académicos a pôr no papel as suas ideias e as suas apresentações com o objectivo de as colocar em livro. Deste esforço resultou um livro que hoje foi lançado e cuja foto ilustra esta entrada.

A extrema generosidade do Fernando impede-o de ter o destaque que merece neste livro, surgindo como primeiro autor/organizador apenas por ordenação alfabética. Mas a verdade é que sem o Fernando este livro não existia. Sem qualquer um dos outros co-autores/organizadores, mesmo aqueles que mais trabalharam, o livro existiria na mesma – eventualmente, com um pouco menos de qualidade.

Naturalmente, acompanhei de muito perto o livro, desde as conferências iniciais até às provas finais. O livro dá uma excelente panorâmica da evolução de Portugal desde a adesão à então CEE ― Comunidade Económica Europeia. É incrivelmente abrangente e conta com os contributos de alguns dos nossos melhores académicos. Enfim, quem quiser ler um livro sério sobre Portugal, tem aqui uma excelente fonte.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.