domingo, 2 de dezembro de 2018

Um parque

Enquanto estive fora de Memphis, a cidade completou o projecto de renovação e ampliação do Patriot Lake, em Shelby Farms Park, que agora se chama Hyde Lake. O projecto custou $52 milhões e inclui a construção de um centro de visitas, um espaço de eventos, e uma marina onde se pode alugar canoas. Quando coloco fotos do lago no Facebook, as minhas amigas americanas ficam surpreendidas com o que vêem e pensam que fui de férias para algum sítio, mas estou dentro de Memphis. O parque é mesmo bonito e dá para ver uns pôres-do-sol fabulosos, para além de garças, patos, tartarugas, gansos selvagens, etc.


Mas estou a confundir-vos, se calhar. Shelby Farms Park é um dos maiores parques urbanos dos EUA, com cerca de 1,800 ha--Central Park em Nova Iorque tem 341 ha. Shelby Farms divide-se em várias áreas e Hyde Lake é uma delas; há um plano-mestre de desenvolvimento de Shelby Farms que contempla 12 áreas distintas. De 1929 até 1964 Shalby Farms era uma instituição penal onde os presos trabalhavam em agricultura e os produtos agrícolas serviam para consumo dos detidos, empregados, e o excesso era vendodo para gerar receitas para o estado do Tennessee. Desde 1970, o parque tem sido usado para efeitos de recreação e em 2006 o parque obteve o estatuto de área de conservação, o que restringe os projectos de desenvolvimento urbano (residencial e comercial) por 50 anos.

Em 2008, foi criado um plano director para o espaço, que orienta a sua exploração e desenvolvimento e a ampliação do lago de que vos falei era um dos projectos. No parque há também uma reserva de búfalos, trilhos pela floresta, zonas onde se pode andar a cavalo (e alugar cavalos), uma pista de bicicletas, uma academia para cães, um parque de água para crianças ao lado de Hyde Lake, etc. O Shelby Farms Park também está ligado à zona pedonal que foi criada na área metropolitana de Memphis e que está a ser ampliada -- chama-se Greenline.

Se quiserem saber mais sobre o Shelby Farms podem ler a entrada na Wikipédia, uma notícia acerca de Hyde Lake, o plano director de Shelby Farms (em PDF), ou a página de Internet do parque.

Deixo-vos algumas das fotos que tirei nas minhas visitas (usei o iPhone mesmo). E agora vou buscar o meu cão para irmos ao parque...









Ah, quase que me esquecia de vos mostrar estas fotos. Como não aparecem no meu computador, deixo-vos com a versão Instagram:



A post shared by Rita (@stellathepug) on

2 comentários:

Não são permitidos comentários anónimos.