quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Visita curta, mas significativa

O Presidente Zelensky, da Ucrânia, fez uma curta visita aos EUA, onde se reuniu com o Presidente Biden e discursou no Congresso. De acordo com a NPR, veio a convite de Biden e tudo foi tratado no espaço de 10 dias. Como a Câmara dos Representantes está prestes a ter maioria republicana, é importante para a Ucrânia conseguir apoio bipartidário, logo a altura é ideal para sensibilizar o Congresso. 

Na negoiação do orçamento no Congresso, estão previstos 44,9 mil milhões de dólares de apoio à Ucrânia, o que é $9 mil milhões a mais do que a Administração Biden pediu. Isto irá dar alguma folga orçamental à Ucrânia e, entretanto, pode ser que as coisas melhorem ou que os Republicanos deixem de ameaçar cortar o apoio. 

O discurso de Zelensky no Congresso seguiu os parâmetros esperados, e ele argumentou que apoiar a Ucrânia é apoiar a segurança e democracia globais e comparou a luta actual do seu país com as muitas batalhas que os americanos tiveram de travar e também com a luta pela independência dos EUA. Politicamente, Zelensky foi bastante astuto e sabe o que os americanos valorizam. 

É cómico que alguém que não tinha experiência política e veio de uma carreira em comédia esteja mais apto para actuar no plano político mundial do que muitos que só têm experiência política, mas são tão medíocres que nem no plano nacional são competentes. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.