terça-feira, 8 de setembro de 2015

O indicador carteira

“Resta saber o que vai pesar mais para a generalidade dos eleitores, se as dificuldades do passado ou as melhores expectativas do presente”, conclui Paulo Ferreira no seu último artigo no "Observador". Ferreira não tem dúvidas de que os eleitores “votam com uma mão a segurar a caneta e a outra a carteira.” “É a economia, estúpido”, diz o articulista, relembrando a estafada expressão da campanha de Clinton contra o Bush pai.
Já aqui escrevi uma vez que este determinismo económico se transformou na nova sabedoria do senso comum. E os políticos são os primeiros a acreditar nesta “verdade axiomática”. Não se cumpriram as profecias de Marx, mas vingou a sua ideia central: é o dinheiro – a economia – que faz girar o mundo.
Parece simples, não é? Basta analisar os indicadores económicos para antecipar, com uma grande probabilidade, os resultados eleitorais. Pois, o problema é que uma pessoa lê o artigo de Paulo Ferreira e fica na mesma. Afinal, quem é que tem mais probabilidade de ganhar as eleições tendo por base os tais indicadores? O Paulo Ferreira não faz a mínima ideia. Em bom rigor, neste momento, ninguém tem a certeza de nada, mesmo estando munido de todos os indicadores económicos existentes à face da terra. Mas no dia 4 de outubro à noite muitos comentadores vão com certeza justificar os resultados eleitorais com base na economia.
Que estranho determinismo económico este, que só acerta nos resultados depois destes serem conhecidos. O problema é muito mais complicado do que a leitura deste tipo de artigos leva a supor. Por exemplo, o que é que a economia tem a ver com a percepção de muita gente que este governo não fez nenhuma “reforma estrutural” a sério, tendo, no essencial, aumentado impostos e cortado salários e pensões? Que culpa tem a economia da campanha desastrosa de António Costa? Ou dos seus erros crassos, como a saudação entusiástica da vitória eleitoral do Syrisa (o Bloco de esquerda lá do sítio) ou o desenterro de dinossauros ideológicos como Ferro Rodrigues e António Arnaud?
Presumo que estas questões, e muitas outras - que nem sequer passam pela cabeça dos comentadores e analistas -, vão ter alguma influência nos resultados finais. Nem sempre, ou melhor, muitas vezes a economia não é a variável decisiva das eleições. Na maior parte dos casos, não passa de um dos elos na longa e emaranhada cadeia da motivação humana. 

1 comentário:

  1. Daí que pessoas com mais exigência de rigor se escusem a fazer palpites que mais vezes do que menos, nãp batem certos. Veja-se as ultimas da GB.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.