terça-feira, 8 de novembro de 2016

A sério!

O Steve Ballmer, antigo CEO da Microsoft, está um bocado chateado com as eleições e com a falta de educação dos eleitores que, em vez de se informarem consultando dados, acreditam em todas as patranhas que os candidatos lhes vendem. Então Ballmer teve uma ideia brilhante: vai compilar os dados do governo numa plataforma única.

A sério! O Steve Ballmer vai criar uma versão da Pordata para os EUA...

3 comentários:

  1. É uma melhoria mas tem um caveat de grande importância que levará a que os dados disponibilizados nessa plataforma sejam, identicamente, entendidos apenas por uma minoria. Para entender as estatísticas Americanas hoje em dia - bom, Americanas e de boa parte do mundo... - é preciso estar com muita atenção à metodologia usada para chegar aos resultados apresentados. É preciso ver com muito pormenor como se chegou a certos valores e, muitas vezes, há que re-trabalhar as coisas para alcançar alguma coisa de jeito. A tal ponto que é neste momento impossivel comparar directamente as estatísticas que saem hoje com qualquer ponto há trinta anos. As metodologias variaram tanto (há quem lhe chame trafulhice estatística e eu, embora não ponha dinheiro nesse cavalo também não o nego) que sem se fazerem harmonizações e só a partir dos dados harmonizados se construirem as séries longas acabam a comparar-se cebolas com tubarões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Normalmente, nos EUA, se a metodologia é modificada, eles re-calculam a variável, ou então criam uma variável nova e param de actualizar a antiga.

      Eliminar
  2. Eu sei e tu sabes. Interrompe-se a série em curso e começa-se uma nova incluindo dados recalculados com a nova metodologia para vários anos anteriores. Mas o público em geral não sabe essas coisas e é normal ver-se comparações, até mesmo em jornais, de valores obtidos com metodologias totalmente diferentes. Um site desses é para o público em geral e por isso achei por bem salientar este ponto.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.