quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Apoio emocional e psicológico

Soube através de dois amigos que alguns estabelecimentos de ensino estão a facilitar acesso a apoio emocional e psicológico após a vitória de Trump.

Ontem, vários alunos de ascendência latina, muçulmanos, e estrangeiros (esta última categoria é uma má tradução de "English as a Second Language students") chegaram à escola de um dos meus amigos em estado de choque e foram dirigidos para aconselhamento. Ele ensina numa estabelecimento que tem alunos desde a pré-escola ao décimo-segundo ano, na área de Minneapolis.

Uma amiga minha que trabalha numa universidade, na área de D.C., disse-me que já recebeu imensos e-mails do Departamento de Recursos Humanos, do Provhost, e do Presidente da universidade a convidar as pessoas para participar em sessões de apoio onde podem expressar os seus sentimentos em segurança. Dizia ela que o resultado desta eleição está a ser tratado como se fosse um terramoto ou um ataque terrorista.

10 comentários:

  1. Rita, quem não consegue suportar os resultados duma eleição que lhe são contrários então precisa é de aulas de educação cívica ou, dependendo da idade, de regressar ao seu país de origem. Agora essa de dar apoio psicológico a quem não consegue encarar os resultados duma eleição só me dá para rir à gargalhada.

    ResponderEliminar
  2. Também é por causa de idiotices deste tipo que fulanos como Donald Trump chegam ao poder.

    ResponderEliminar
  3. O que fico na dúvida, pelo que leio, é se há efetivamente alguém a querer apoio emocional ou psicológico, ou se isso é tudo uma espécie de "bolha", em que se está simplesmente a assumir que as pessoas vão precisar do tal apoio (independentemente de alguém o ter pedido).

    Aliás, li algures que mesmo em coisas sérias (como o 11 de setembro), as equipas de apoio psicológico mobilizadas para atender os supostos milhares ou dezenas de milhares de traumatizados depois ficaram às moscas e quase ninguém foi procurar o tal "apoio".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «(...)
      Quando há eleições europeias, os alunos portugueses que conheço não se manifestam; quando há eleições em Portugal, acontece o mesmo. Hoje mostravam um desencanto e uma tristeza assinaláveis. E eu não fui a única a reparar - os meus colegas, nos intervalos, foram comentando a apreensão, o desagrado dos miúdos.
      Isso sim é uma vitória do império americano - adolescentes europeus que normalmente não se interessam por política a fazê-lo.
      Como diria Pessoa, "Malhas que o império tece"..., e eu acrescentaria, marcas que o povo veste, filmes que o planeta vê, jogos que o mundo aposta.
      (...)
      É um modo de vida - comemos americano, vestimos americano, conhecemos melhor a história americana do que a europeia e até a portuguesa. Acontece que vivemos na Europa que está com problemas e é cá que eles devem ser resolvidos. Claro que os EUA são importantes, mas, repito, é a partir 'daqui' que os problemas 'daqui' devem ser resolvidos o mais democraticamente possível.
      (...)
      Falta retórica à política europeia em geral e à portuguesa em particular. Está burocratizada, cinzenta mas apesar de tudo mais credível do que o folclore da política americana, para não falar do desfile de falácias.
      (...)»
      [ABB, Professora de Filosofia e Psicologia numa escola de larga dimensão da região de Lisboa, 9/Nov./2016]

      Eliminar
  4. Epa mas que meninos! Realmente os apoiantes do Trump têm razão, dêem chuchas a essa malta toda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Camisa é um(a) imbecil. Se o Trump fez campanha a dizer que ia deportar milhões de pessoas, a forçar os muçulmanos a registarem-se, porque raio é que você acha que uma chupeta é adequado?

      Eliminar
  5. Xi, li hj o teu post a chamar-me idiota. Não te enerves, leva isso com calma. Para já, li algures que o Obama deportou 2.5 milhões de pessoas pelo que o Trump tem de pedalar até atingir esse valor; depois porque não sei se sabes, residir ilegalmente num país dá origem em última instância à respectiva deportação. Decorre simplesmente a lei. Ainda esta semana os jornais portugueses noticiaram que o SEF notificou uma série de jogadores de equipas de futebol da nossa Primeira Liga para abandonarem o país uma vez que não possuem a documentação necessária. Googla por "SEF deporta" e encontrarás várias peças jornalísticas de deportações pelas autoridades portuguesas. É a lei.

    Quanto aos campos de japoneses na 2ª GM, isso sim foi atroz pois tratavam-se segundo sei de cidadãos norte-americanos e não de ilegais como no caso actual. Foi racismo puro. Como curiosidade refira-se que a infâmia desses campos foi cometida por um Presidente democrata...

    E mantenho o meu comentário original face ao texto que linkaste onde se refere a lenga lenga muito americana de "participar em sessões de apoio onde podem expressar os seus sentimentos em segurança"; é por estas e por outras que o Trump ganhou, porque são todos muito facilmente ofendidos. Se eu fosse um liberal americano já teria contactado a esta hora uns 20 grupos de apoio por causa de me teres chamado imbecil e idiota :P Foi por essas e coisas do género de "não podemos celebrar de forma americana pois isso pode ofender determinadas minorias" e ainda hoje li que estudantes numa famosa universidade americana de jornalismo baniram vários jornais ( Sun, Daily Mail e Daily Express) porque são fascistas. Caramba chamam fascistas aos outros mas eles é que andam a queimar livros so to speak...

    PS: O meu nome é Ricardo Sebastião e não, não sou apoiante do Trump (perocupa-me especialmente o seu proteccionismo e oposição ao livre comércio), pelo contrário, até preferia que a Hillary tivesse ganho, mas intriga-me o vosso espanto e a vossa incredulidade com o que aconteceu quando o elefante na sala era e é mais que óbvio.
    Se bem me recordo, às vezes andas pelo Tumblr, aproveita e dá uma olhadela na minha página em http://ilovedoublebreastedjackets.tumblr.com/ , pode ser que te dê jeito para escolher uma prenda para o teu marido ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, sim! A Rita Trumpista chama idiota e imbecil a muita gente, especialmente a quem defende o Trump. Digamos que é um teste de lógica: se este pessoal acha que eu não me devo sentir ofendida com os insultos de Donald Trump às mulheres, porque é que se ofendem com a Rita Trumpista? Ainda não consegui nenhuma resposta, mas já irritei muita gente. I aim to please! ;-)

      Obrigada pelo teu Tumblr, gosto muito da plataforma.

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.