quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Erro humano ou muito queijo?

O Wisconsin é conhecido pela produção de queijo, mas nestas eleições também será conhecido pela produção de votos. Em quatro distritos eleitorais diferentes, "erro humano" levou a que Trump obtivesse um total de pelo menos 5.000 votos que nunca existiram e que, entretanto, já foram retirados. Convenhamos que, estatisticamente, quatro erros humanos independentes serem todos favoráveis a Trump é muito improvável, ainda por cima foram descobertos antes de se começar a repetir a contagem de votos, que se iniciará amanhã. Antes destes erros serem identificados, um Tribunal Federal concluiu que o Wisconsin tinha alterado a delineação dos distritos eleitorais de forma a favorecer os Republicanos e a diluir o voto democrata, o que era inconstitucional, mas apenas é relevante para o voto legislativo.

A estimativa é de que irá custar $3,5 milhões para contar os votos no Wisconsin, quando inicialmente se tinha projectado que custaria $1,1 milhões. Só para terem noção do que isto é, o Green Party só conseguiu angariar $3,5 milhões durante o período eleitoral. Neste momento, Jill Stein já conseguiu angariar $6,6 milhões. Uma juíza do Wisconsin rejeitou o pedido de Stein de os votos serem contados à mão, logo, no final, o custo é capaz de ser inferior ao estimado pois o custo de recontagem é de $1,31 por voto, de acordo com o Milwaukee Journal Sentinel, o que parece ridículo.

Adenda: Pelos meus cálculos, o custo por voto será de $1,18 (ver votos aqui, que somam 2.975.313).

1 comentário:

  1. Face à regra "do not feed the troll" pareceu-me exagerado que Hillary e Obama tivessem ligado a grandeza da América a aceitar o resultado das eleições mal tivessem sido feitas as contagens principais. Ainda bem que outros vêm tentar ser mais criteriosos e logo mostrando que sabem distinguir erros sistemáticos e erros aleatórios. Na Rita não é surpresa nenhuma. Na juíza será ou não será, e ela foi bem clara:

    «BAILEY-RIHN SAID THERE WERE GOOD REASONS TO DO A HAND RECOUNT BUT NO LEGAL BASIS FOR HER TO MANDATE IT. "I follow the law. That's who I am despite my personal opinions,".

    Pois... "computer scientists are warning that election officials must manually recount the paper ballots, as opposed to having them recounted by computerized voting systems. We know that COMPUTERS CAN HAVE PROGRAMMING ERRORS, SOFTWARE BUGS, OR EVEN MALWARE — POSSIBLY FROM HACKING. Therefore, the only way we can be confident in the election outcome is to check the machines by conducting a manual recount of the paper ballots."

    "Back to the basics!" (qb.)

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.