segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Correcto ou incorrecto?

Chateia-me esta porcaria do politicamente correcto. Os EUA sob uma presidência Republicana são muito mais politicamente correctos do que sob os Democratas. Basta comparar os insultos de Trump com a cesta dos deploráveis de Clinton. Um amigo meu de Oklahoma, orgulhosamente Republicano, branco, desempregado, deprimido, que anda a viver de food stamps e Obamacare, chamou ao Obama smart ass, disse que Hillary Clinton tem a personalidade de papel higiénico de lixa, etc. Senti-me ofendida.

Ora eu, doutorada e empregada, uma mulher educada, pago um balúrdio em impostos federais para ele ter Obamacare subsidiado e ele vem-me chamar espertas-saloias a pessoas como o Obama, que é como quem diz a mim. Hoje de manhã soltei os cachorros do politicamente incorrecto em cima do gajo: disse-lhe "fuck you" e mandei-o desistir do seguro de saúde, que eu não via porque é que eu tinha de subsidiar pessoas como ele. Não foi isso que que quiseram com esta eleição: parem de ser bonzinhos, sejam politicamente incorrectos? Foi esse o memorando que eu recebi.

4 comentários:

  1. Correcção política não é isso. Não se queira agora usar o termo para justificar rudeza, brusquidão, discurso pouco polido ou o que quer que seja. Um destes dias escrevi algo, en passant, sobre o assunto. Com este teu post vou mais longe e aprofundo um bocadinho mais o tema.

    "agreeing with the idea that people should be careful to not use language or behave in a way that could offend a particular group of people" - Merriam-Webster

    "The avoidance of forms of expression or action that are perceived to exclude, marginalize, or insult groups of people who are socially disadvantaged or discriminated against" - Oxford Dictionary

    "Someone who is politically correct believes that language and actions that could be offensive to others, especially those relating to sex and race, should be avoided.

    A politically correct word or expression is used instead of another one to avoid being offensive:

    Some people think that "fireman" is a sexist term, and prefer the politically correct term "firefighter"." Cambridge Dictionary

    "marked by or adhering to a typically progressive orthodoxy on issues involving especially ethnicity, gender, sexual orientation, or ecology." - dictionary.com

    "Conforming to a particular sociopolitical ideology or point of view, especially to a liberal point of view concerned with promoting tolerance and avoiding offense in matters of race, class, gender, and sexual orientation." - thefreedictionary.com

    Continuo?

    A questão do politicamente correcto tem a ver com generalizações de grupo. Não com ser-se mais ou menos rude a falar com alguém. Tem a ver com ter pontos de vista fora do mainstream e, sobretudo, com não aceitar o ponto a que a novilingua chegou em que não se podem chamar os bois pelos nomes. Claro que acaba a chegar a absurdos como o do Cartão do Cidadão. Isto é o politicamente correcto.

    O que disseste ao teu amigo não é politicamente incorrecto nem enquanto posição, sequer. Talvez tenha sido brusco mas não mais do que isso. A sua generalização, ou seja, se dissesses «não deve haver apoios sociais para os mais pobres e carenciados» poderia, essa sim, ser politicamente incorrecta. Aqui estarias a defender uma posição geral que vai contra a filosofia mainstream esquerdo-liberal de defesa e desculpabiliação dos coitadinhos todos e mais alguns. E, lá está, eu escrevi "não deve haver apoios sociais para os mais pobres e carenciados". Escrevi de forma cordata, normal. Também poderia escrever «não deve haver esmolas para esses parasitas que querem é viver do meu dinheiro». É exactamente o mesmo, simplesmente escrito de forma rude. E também poderia escrever «não concordo nada que esses &/&/$&/$&/$ dos pobretanas que para aí andam tenham subsídios pagos com o meu dinheiro. Que vão trabalhar os "#$&/%$&#$.» que seria, uma vez mais, exactamente a mesma ideia mas agora expressa de forma, mais do que rude, directamente mal-educada.

    A primeira deveria poder dizer-se em qualquer lado. Mas precisamente a ditadura do politicamente correcto levou a que quem o diga em público seja enxovalhado o que, para muitos, tem exactamente o mesmo efeito duma mordaça. A segunda forma não deve ser usada fora de ambientes muito familiares. A terceira, directamente, é mesmo "use at your own peril".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mau, mau... Tu não me digas que o Trump não é rude e brusco, tendo também um discurso pouco polido? A campanha dele foi tudo isso! O discurso do meu amigo de OK é tudo isso. E eu tenho de me manter educada e civilizada ao mesmo tempo que me insultam e eu pago os subsídio desta gente? Não tenho talento para ser mártir fiscal e penso que tu, de todas as pessoas que conheço, deveria apreciar o meu ponto de vista.

      Eliminar

  2. "disse-lhe "fuck you" e mandei-o desistir do seguro de saúde, que eu não via porque é que eu tinha de subsidiar pessoas como ele. Não foi isso que que quiseram com esta eleição: parem de ser bonzinhos, sejam politicamente incorrectos? Foi esse o memorando que eu recebi."
    Eh eh, estás mesmo fula. Mas sim, como o Politicamente Correcto acabou e os trumpistas podem ser racistas, tambem tu podes ser classista.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.