segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Uma dúvida

Como é sabido, uma das bandeiras de campanha de Hillary Clinton era “a primeira mulher presidente dos EUA”. Depois do choque que abalou o mundo, uma das explicações para os resultados eleitorais sublinhava o machismo, sexismo e misoginia, que, infelizmente, ainda parecem assolar grande parte do Ocidente. Ao mesmo tempo, fico mais descansado por saber que a larga maioria de muçulmanos, hispânicos e negros que votaram na candidata democrata são liberais, modernos e tolerantes e não estão, com certeza, infectados pelo vírus do machismo e misoginia. Pelos vistos, trata-se de uma doença que ataca, sobretudo, os brancos (homens e mulheres) pouco qualificados que votaram no execrável Trump. De qualquer maneira, como alguns já chamaram a atenção, Marine Le Pen pode ser a primeira presidente de França.  Se a candidata perder, será isso uma prova do incurável machismo e misoginia da sociedade francesa, em especial dos sectores mais liberais e qualificados, que revelam pouca simpatia pela senhora? Ou este tipo de explicação sexista só se aplica a candidatas de determinado quadrante político? Humildemente, deixo aqui a minha dúvida.

5 comentários:

  1. Não é preciso lembrar a Marine Le Pen. Tatcher, May (apesar de ainda não eleita), Merkel são mais alguns exemplos de mulheres que foram eleitas.
    Quanto a Clinton, eu não estou nada convencido de que ela perdeu por ser muler. Parece-me que era a melhor candidata possível, excepto com o raio da bomba dos emails, onde foi totalmente irresponsável e se pôs a jeito.
    Repara que mesmo com o escândalo dos emails e com a reabertura do mesmo 2 semanas antes da votação, ela conseguiu uma votação e a coloca entre os candidatos democratas que mais votos obtiveram. Tanto assim é que na votação final deverá ter 1,5 a 2 milhões de votos de vantagem (mas aguardemos pela contagem), ou seja, terá uma vantagem razoavelmente maior do que Gore teve sobre Bush.
    Qualquer outro candidato democrata perderia e perderia por mais, penso eu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que meter o sexismo, machismo, etc. nesta equação não nos leva a lado nenhum, só serve para nos confundir e afastar do essencial.

      Eliminar
    2. Eu diria que, se perdeu por ser mulher, foi por ser mulher de um ex-presidente. O que torna uma péssima ideia agora andarem a falar na Obama como candidata.

      Eliminar
  2. Chapeau, Monsieur! Chapeau!

    Com efeito Marine Le Pen seria a primeira mulher Chefe de Estado de França. Cheira-me porém que a explicação sexista, caro José Carlos Alexandre, não será aventada por ninguém, nem durante a campanha para apelar ao voto feminino, nem, se ela perder, como justificação para a derrota.

    Apenas o meu palpite.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.