domingo, 27 de novembro de 2016

Um Republicano a sério

Richard Painter, Chief Ethics Counsel for George W. Bush, and Norman Eisen, Chief Ethics Counsel for Barack Obama, believe that if Trump continues to retain ownership over his sprawling business interests by the time the electors meet on December 19, they should reject Trump.

In an email to ThinkProgress, Eisen explained that “the founders did not want any foreign payments to the president. Period.” This principle is enshrined in Article 1, Section 9 of the Constitution, which bars office holders from accepting “any present, emolument, office, or title, of any kind whatever, from any king, prince, or foreign state.”

Fonte: ThinkProgress

Para um povo que tem a reputação de ser despachado, os americanos têm umas eleições presidenciais muito compridas. As eleições americanas ainda não terminaram, só depois da votação do Colégio Eleitoral é que teremos confirmação dos resultados do voto popular. Alguns membros do Colégio Eleitoral têm sido bombardeados por e-mail a pedir-lhes para não votarem em Donald Trump, mas os Eleitores estão um bocado chateados com tanta atenção. Os Eleitores são nomeados pelos partidos e os do Partido Republicano são dos mais fieis ao partido, logo é muito difícil mudarem o seu voto.

Há dois dias, os advogados de ética para as Administrações Bush e Obama levantaram a questão da constitucionalidade dos membros do Colégio Eleitoral votarem em Donald Trump. Dado que Donald Trump recebe pagamentos de governos estrangeiros através dos seus negócios, está impedido constitucionalmente de exercer o cargo. Só desinvestindo dos seus negócios é que sanaria o impedimento. Trump já afirmou que não acha necessário deixar de gerir os seus negócios particulares enquanto Presidente, logo desde o primeiro dia que estará em violação da Constituição.

Não parece que o Colégio Eleitoral vá observar os preceitos da Constituição, mas já há uma forma dos Republicanos se verem livres de Trump através de um impeachment. Ou seja, Trump foi usado para os Republicanos chegarem à Presidência; assim que ela estiver garantida, vêem-se livres dele e o cargo irá para Mike Pence, que é um Republicano a sério.

1 comentário:

  1. "Trump foi usado para os Republicanos chegarem à Presidência"

    - Isso é sobrevalorizar a inteligência dos referidos republicanos. Ou, dito de maneira mais grosseira, é usar uma maneira terceiro-mundista de medir a inteligência.

    Deixando as farpas de lado parece que o ridículo mal começou nos EUA. É que, àparte as distrações, a lei americana permite que o cargo de presidente seja exercido como Trump diz que pode exercê-lo. E, como é evidente, as pessoas de bem não lidam nada bem com o facto de o seu legislador federal ter sido tão incompetente e imprevidente.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.