terça-feira, 9 de julho de 2013

Contágio e histeria

As novas tecnologias não se limitam a difundir informação, modificam os comportamentos através da rápida propagação de estados de espírito. A internet acelerou radicalmente os efeitos de contágio, confirmando aquilo que se sabia há muito: o mundo é governado pelo poder da sugestão.
Em finais do século XIX e inícios do século XX, o austríaco Anton Mesmer demonstrou que a sugestão hipnótica pode exercer efeitos profundos sobre o comportamento humano. Durante décadas Mesmer foi ridicularizado. Até que, 60 anos mais tarde, Jean Charcot demonstrou a existência de uma conexão entre hipnose e histeria, tornando-se assim um dos pais fundadores da psiquiatria moderna.
Os mercados financeiros movem-se sob os efeitos do contágio e da histeria e as novas tecnologias da comunicação reforçam e expandem dramaticamente esses efeitos. Hoje, Mesmer e Charcot podem-nos ser mais úteis à compreensão da “nova economia” do que Keynes ou Hayek, cujas ideias e teorias são datadas e desfasadas do admirável mundo novo em que vivemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.