quarta-feira, 31 de julho de 2013

O desemprego do Arménio e do Público

Foi hoje conhecida a taxa de desemprego mensal referente a junho,  a qual é inferior em duas décimas de ponto percentual face ao mês anterior. Para o líder da CGTP, "o que se justificava era que  face à época sazonal em que nos encontramos o desemprego descesse muito mais que essas duas décimas." Para além da redundância da "época sazonal", até se compreende que Arménio Carlos não tenha disponibilidade para ler a newsletter original do Eurostat. Agora já não se compreende que o jornalista do Público não tenha o mesmo cuidado. De uma vez por todas, o desemprego mensal constante na newsletter do Eurostat é ajustado à sazonalidade. A taxa de desemprego não ajustada é de 16,9%, inferior em três décimas de p.p. à taxa registada em Maio.

2 comentários:

  1. "Enfim, o senhor sabe, cada um o que quer aprova: pão ou pães é questão de opiniães. O sertão está em toda a parte" - João Guimarães Rosa - Sertão, Veredas

    ResponderEliminar
  2. Bem, para se remover a sazonalidade é necessário recorrer a filtros estatísticos cuja validade é muitas vezes questionada. até temos uma colega que fez tese de mestrado nisso e, penso, que concluiu que não se devia desazonalizar a séries. Possivelmente, o Arménio Carlos leu a tese dela, ou então não concorda com o método de filtragem usado.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.