sábado, 18 de janeiro de 2014

Carta aberta ao presidente da JSD e seus compagnons de route

CARLOS REIS DOS SANTOS 

Hesitei em decidir a quem me dirigir: não sei quem hoje é o mandante da JSD, nem a quem prestam vassalagem. Assim, terei de me dirigir ao presidente formal da JSD – e a quem deu publicamente a cara por uma das maiores indignidades que se registaram na história parlamentar da República.

Para vocês, que certamente não me conhecem, permitam-me que me apresente: sou militante do PSD, com o n.º 10757. Na JSD onde me filiei aos 16 anos, fui quase tudo: vice-presidente, director do gabinete de estudos, encabecei o conselho nacional, fui quem exerceu funções por mais tempo como presidente da distrital de Lisboa, fui dirigente académico na Faculdade de Direito de Lisboa, eleito com a bandeira da JSD, fui membro da comissão política nacional presidida por Pedro Passos Coelho, de quem, de resto, fui um leal colaborador. Quando saí da JSD, elegeram-me em congresso como vosso militante honorário.

Por isso julgo dever dirigir-me a vocês, para vos dizer que a vossa actuação me cobre de vergonha. E que deslustra tudo o que eu, e tantos outros, fizemos no passado, para a emancipação cívica, económica, cultural e política, da juventude e da sociedade.

Com a vossa proposta de um referendo sobre a co-adopção e a adopção de crianças por casais de pessoas do mesmo sexo, vocês desceram a um nível inimaginável, ao sujeitarem a plebiscito o exercício de direitos humanos. A democracia não deve referendar direitos humanos de minorias, porque esta não se pode confundir com o absolutismo das maiorias. Porque a linha que separa a democracia do totalitarismo é ténue – é por isso que a democracia não dispensa a mediação dos seus representantes – e é por isso que historicamente as leis que garantem direitos, liberdade e garantias andam à frente da sociedade. Foi assim com a abolição da escravatura, com o direito de voto das mulheres, com a instituição do casamento civil, com a autorização dos casamentos inter-raciais, com o instituto jurídico do divórcio, com o alargamento de celebração de contratos de casamento entre pessoas do mesmo sexo. Estes direitos talvez ainda hoje não existissem se sobre eles tivessem sido feitos plebiscitos.

Abstenho-me de fundamentar aqui a ilegalidade do procedimento que se propõem levar avante: a violação da lei orgânica do referendo é grosseira e evidente – misturaram numa mesma proposta de referendo duas matérias diferentes e nem sequer conexas. Porque adopção e co-adopção são matérias que vocês pretendem imoralmente enfiar no mesmo saco.

Em matéria de co-adopção vocês ignoram ostensivamente o superior interesse das crianças já criadas em famílias já existentes e a quem hoje falta a devida segurança jurídica e protecção legal. Ao invés, vocês querem que os seus direitos sejam referendáveis. Confesso que me sinto embaraçado e transido de vergonha pela vossa atitude: dispostos a atropelarem o direito de umas poucas crianças e dos seus pais e mães, desprotegidos, e em minoria, em nome de uma manobra política. E isto é uma vergonha.

Mas é também com estupefacção que vejo a actual JSD tornar-se numa coisa que nunca foi – uma organização conservadora, reaccionária e atávica. Vocês empurram, com enorme desgosto meu, a JSD para uma fronteira ideológica em contradição com a nossa História e ao arrepio do nosso património de ideias e valores: o humanismo em matéria de liberdades individuais sempre foi nossa trave mestra. O que vocês propõem é uma inversão de rumo: conservadores na vida familiar mas liberais na economia. Eu e alguns preferimos o contrário. Porque o PSD, em que nos revimos, sempre foi o partido mais liberal em matéria de costumes e em matérias de consciência.

Registo, indignado, o vosso silêncio cúmplice perante questões sacrificiais para a juventude portuguesa. Não vos vejo lutar contra o corporativismo crescente das ordens profissionais e a sua denegação do direito dos jovens a aceder às profissões que escolheram. Não vos vejo falar sobre a emigração maciça que nos assola. Não vos vejo preocupados com muitas outras questões.

Mas vejo-vos a querer que eu decida o destino dos filhos dos outros.

Na JSD em que eu militei sempre fomos generosos: queríamos mais direitos para todos. Propusemos, entre tantas coisas, a legalização do nudismo em Portugal, o fim do SMO, a despenalização do consumo das drogas leves, a emancipação dos jovens menores e o seu direito ao associativismo. Nunca nos passaria pela cabeça querer limitar direitos.

Hoje vocês não se distinguem do CDS e alguns de vocês nem sequer se distinguem da Mocidade Portuguesa, ou melhor, distinguem-se, mas para pior.

A juventude já vos não liga nenhuma. E eu também deixei de vos ligar.

Jurista, militante do PSD n.º 10757 e militante honorário da JSD

5 comentários:

  1. O futuro será conservador de uma maneira que duvido que consiga imaginar.
    A seguir a esta crise virá a grande crise e as grandes crises favorecem os comportamentos hoje considerados conservadores.
    Quem está atento a estas coisas sabe que há décadas que os casais "conservadores" têm mais filhos que os liberais. é uma questão de tempo até a demografia fazer inverter a liberalização de costumes. Vá-se habituando que com o passar das décadas a maré liberal/permissiva irá esvaziar-se.

    ocni

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "A seguir a esta crise virá a grande crise e as grandes crises favorecem os comportamentos hoje considerados conservadores"

      Que tipo de crise? Uma depressão com deflação? Uma hiperinflação? Uma guerra? Com tantas possiveis maneiras que há de haver uma crise, é duvidoso que todas elas favoreçam comportamentos conservadores.

      "Quem está atento a estas coisas sabe que há décadas que os casais "conservadores" têm mais filhos que os liberais. "


      Suspeito que quem tem mais filhos são aqueles que começam a ter filhos aos 14 anos, até podem dizer nas sondagens que são "conservadores", mas que (piramide das necessidades de Maslow) preferem votar em partidos "permissivos" que lhes dêem subsidios e serviços sociais do que em partidos "conservadores" que lhes cortem no "pão e manteiga" (pensando bem, e a contra-corrente ao meu outro comentário, talvez esteja aqui um mecanismo que faça com que as votações parlamentares sejam mais "progressistas nos costumes" do que os referendos).

      Eliminar
  2. "Foi assim com a abolição da escravatura, com o direito de voto das mulheres, com a instituição do casamento civil, com a autorização dos casamentos inter-raciais, com o instituto jurídico do divórcio, com o alargamento de celebração de contratos de casamento entre pessoas do mesmo sexo. Estes direitos talvez ainda hoje não existissem se sobre eles tivessem sido feitos plebiscitos"

    Bem, o divórcio em Itália e na Irlanda foi aprovado em referendo e o casamento entre pessoas do mesmo sexo já começou a ganhar referendos nos EUA; acho que é dificil testar verdadeiramente se leis a favor de grupos minoritários no eleitorado são mais fáceis de passar num parlamento do que num referendo - num referendo é possivel perder ou ganhar, enquanto numa votação parlamentar é frequente certas propostas só serem apresentadas quando se supõe que vão ser aprovadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "é dificil testar verdadeiramente se leis a favor de grupos minoritários no eleitorado são mais fáceis de passar num parlamento do que num referendo" Bem, em Portugal, o referendo é proposto como forma de travar o que foi aprovado no parlamento. Foi assim com o aborto e com a co-adopção.

      Eliminar
  3. Caro sr...não o conheço de lado nenhum,mas dou-lhe os parabéns por essa carta.Agradeço-lhe também por ela.
    Rosa Matias

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.