domingo, 10 de setembro de 2017

Uma confusão total

Há dois dias escrevi-vos que a projecção do percurso do furacão Irma tinha mudado mais para oeste. O que notei foi que, consistentemente, a tempestade ia muito mais para oeste do que os modelos previam, ou seja, o erro era consistentemente na mesma direcção, o que voltou a acontecer nos últimos dois dias. Esta tempestade tem várias características que podem levar a este tipo de erro: foi a tempestade mais forte observada na Atlântico e é muito maior do que a maior parte dos furacões, ou seja, não há dados históricos que ilustrem o comportamento de uma tempestade deste tipo. Hoje, o New York Times publicou um artigo que discute o carácter dinâmico das projecções do trajecto de Irma.

Por haver tanta incerteza relativamente a dados e por ser uma tempestade enorme que está em movimento constante, há um risco acrescido para a população que advém das decisões das autoridades. Inicialmente, a população da costa leste da Florida foi aconselhada a evacuar para oeste ou norte, só que essa acabou por ser também a direcção da tempestade, ou seja, com o benefício do que sabemos hoje, muitas das ordens de evacuação acabaram por enviar pessoas exactamente para as piores zonas.

As autoridades aconselharam a evacuação de cerca de 5.6 milhões de pessoas. Houve falta de gasolina, as pessoas estão cansadas de andar de um lado para o outro, muita gente está presa em auto-estradas, e há um sentimento de confusão total. Nas zonas evacuadas, as autoridades informaram que a população não devia contar com uma operação de salvamento durante a passagem da tempestade.

Ao contrário de Harvey, cujas inundações transformaram estradas em autênticos rios e era relativamente fácil ir recolher pessoas com um barco, com Irma, o problema será o vento e a subida temporária de maré: as estradas ficarão obstruídas com detritos, o que as deixará intransitáveis. Terão de se usar meios aéreos ou terá de se limpar as estradas antes de se poder ir ajudar a população que não evacuou para locais seguros; mas com uma tempestade do tamanho de Irma, não se sabe muito bem o que é um local seguro.

Neste momento, projecta-se que o centro de Irma passe entre S. Petersburgo e Tampa, ou seja, vai subir a costa oeste da Florida. Esta costa é menos desenvolvida do que a costa leste, mas com as constantes ordens de evacuação não se sabe se, de um dia para o outro, não terá ficado mais povoada. O Governador da Florida já se rendeu: disse que o mais importante agora era rezar pela Florida...

1 comentário:

  1. «(...)
    O Governador da Florida já se rendeu: disse que o mais importante agora era rezar pela Florida
    (...)»

    - Numa rede social há cerca de duas horas sobre este mesmo assunto (e salvo o devido respeito pelas pessoas que se encontram em situação de sofrimento por causa do furacão:
    «(...)
    Donald Trump in full prayer, with his spiritual leaders, after the passage of Hurricane Harvey in Texas...
    FS
    (...)
    Se o deus a que estas coisas rezam existisse, estávamos agora debaixo de uma trovoada nunca vista porque o gajo estaria aos saltos, louco de raiva, lá em cima.

    https://www.facebook.com/brutofficiel/videos/1902447740004864/?hc_ref=ARQ0XoVffWP2fgF97w6g9Ne3Qn5IjBXxakVzf6Dco2BP3jW0WTSoSWkG3D4UhyHqaac

    M-J N
    La prière c'est comme la masturbation...
    Ça fait du bien à celui qui la fait mais rien à celui à qui on pense...

    CP
    Os que estão atrás dele estão a um "tirinho" de se desmancharem às gargalhadas, por incrível que pareça o Trump está mesmo convicto da sua oração. Vai na volta ele é uma pessoa crédula no meio de más companhias... e sendo assim é altamente manipulável. Muito perigoso.

    ID
    Afinal em que ficamos? Os tufões dos últimos dias, nos EUA, não são castigos divinos?

    FS
    Não! São oportunidades divinas. Pergunta à Comissão política do PSD e vais ver se não é.

    ID
    Por essa não esperava eu... Nem os deuses são o que eram!
    (...)»

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.