quinta-feira, 27 de junho de 2019

Para ouvir e ver

Este fim-de-semana, no dia 30 de Junho, vai decorrer o Desfile do Orgulho, traduzo assim o Pride Parade, em S. Francisco. Vai ser o maior desfile de sempre porque este ano celebram-se os 50 anos dos tumultos de Stonewall (Stonewall Riots), que se passaram em Nova Iorque em que a comunidade LGBTQ entrou em conflito com a polícia, despois desta ter invadido a Stonewall Inn em 28 de Junho de 1969. Este evento foi um marco significativo na luta pelos direitos da comunidade LGBTQ.

Na rádio e na TV têm passado várias notícias e programas especiais sobre assuntos que são importantes para esta comunidade, mas que também o são para todos nós, pois como disse JFK, basta apenas um homem não ser livre para que nenhum de nós o seja. Por falar nisso, a Biblioteca Presidencial do JFK tem um projecto engraçado que talvez vos interesse: criaram uma conta de Twitter em nome de @JohnFKennedy em que publicam excertos do pensamento dele que sejam adequados à actualidade. A minha referência vem mesmo do tuíte de hoje:



Uma das peças de rádio mais interessantes que ouvi foi o Fresh Air de hoje, que entrevistou Paul Volberding e Cliff Morrison, respectivamente um médico e um enfermeiro, que foram das primeiras pessoas a tratar doentes com SIDA; aliás, o enfermeiro foi responsável pela abertura da primeira enfermaria dedicada a pacientes com SIDA.

Recordo-me perfeitamente de quando esta epidemia surgiu nas notícias, na primeira metade de década de 80. Era aterrador porque, no início, não havia teste para identificar quem tinha sido contaminado, não se sabia quando haveria tratamento, nem sequer quando se iria desenvolver uma vacina. Se reflectirmos no progresso que se fez desde então temos de concluir que foi verdadeiramente excepcional.

Esta entrevista é também a propósito do documentário 5B, que é sobre essa enfermaria. Podem ouvir em baixo:


2 comentários:

  1. Esse documentário realmente é bem interessante e mostra como sempre podemos aprender algo mais.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.