sábado, 14 de agosto de 2021

Desconfiança

A Universidade do Michigan publicou os resultados preliminares do índice de confiança do consumidor para o mês de Agosto e as coisas não parecem muito boas. A indicação é que houve uma queda brusca que afundou o índice para níveis de há 10 anos, quando atravessávamos a Grande Recessão, ou seja, está mais baixo agora do que quando começou a pandemia. A queda coincide com a realização de que o vírus não vai desaparecer e quando agora falamos em normal, este não será o normal pré-pandemia.

Em vários estados dos EUA, o número de casos e internados está bastante alto, mas agora que temos acesso a vacinas, andar à chuva sem chapéu reduz-se a uma decisão pessoal, logo não faz sentido ter as mesmas medidas agora que se tinha no início da pandemia, em que as pessoas ficaram fechadas em casa. A pouco e pouco, o novo normal vai tormando forma, sem que se sacrifique a mobilidade. Mas também convenhamos, vamos todos apanhar o vírus, isso já é uma certeza. A única coisa que não sabemos é quando chegaremos aos 100% de infectados.

Um dos meus amigos que é casado e tem três filhos é o único na família que ainda não apanhou. Eu também ainda não apanhei, logo ele e eu conversávamos acerca da melhor altura para apanhar. Eu penso que é durante o verão, pois os picos de inverno são bastante mais severos. Só que há sempre o efeito lotaria: quem nos garante que nós não vamos ser aqueles que ficam seriamente doentes ou até mortos? É uma grande merda...

2 comentários:

  1. Olha lá, sabes se a Pfizer e a Moderna já estão a trabalhar numa actualização da vacina que garanta maior eficácia contra as novas variantes? Acho estranho falar-se tão pouco disto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não ouvi falar de actualização de vacinas, apenas de um "booster" para os que têm o sistema imunitário comprometido, o que já foi aprovado nos EUA. Já li que a protecção da vacina só dura alguns meses, estima-se que menos de um ano, logo suponho que temos de levar uma vacina anual, como a da gripe.

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.