segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Os surpreendidos

A eleição de Barack Obama inaugurou um novo paradigma na política internacional americana, mas talvez a mudança até tenha ocorrido durante a presidência de George W. Bush. Depois do falhanço das intervenções no Iraque e no Afeganistão, os americanos perderam o apetite por intervenções via conflitos bélicos, mas continuaram a apoiar intervenções humanitárias, que já vinham da presidência de Clinton. Por exemplo, o governo Bush teve algum sucesso na luta contra o virus do SIDA, que fez parte de um investimento crescente até 2010 em África (saúde, desenvolvimento, e segurança), e as tranferências para a América Latina continuaram uma trajectória ascendente de 1996 até aos cortes orçamentais da Grande Recessão.

Em termos de intervenções militares é que houve uma clara retracção: não houve intervenção na Síria depois do uso de armas químicas em 2013, contrariando a linha vermelha que Obama traçou em 2012; ficaram de lado quando o avião da Malásia foi abatido sobre solo ucraniano (2014); no mesmo ano, depois da Crimeia ser anexada à Rússia, também abdicaram de interferir. No seguimento da eleição de Donald Trump, a política não mudou em nada. O assassinato de Jamal Khashoggi, em 2018, veio à luz do dia por via do governo da Turquia, uma situação deveras confrangedora tanto para os países europeus, como para os EUA, que não demonstraram interesse em que se soubesse a verdade. A única missão mais arriscada ainda foi a caça a bin Laden, cujo assassinato foi bastante cirúrgico e não causou um novo conflito.

Ou seja, a saída do Afeganistão é congruente com a política international americana dos últimos 10 anos. Que os países europeus tenham saído antes e não tenham evacuado os seus cidadãos mais os trabalhadores locais que os auxiliavam é um falhanço dos europeus, não é um falhanço dos americanos; os americanos ficaram para trás a tratar da segurança tanto de americanos, como dos outros. Obviamente que o planeamente e execução da saída americana tresanda a incompetência e não é aceitável o que os americanos fizeram. Só que também não é aceitável que os europeus venham dizer que foram apanhados de surpresa por uma América que já anda em modo "não me meto mais nisto" há uns 10 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.