terça-feira, 16 de julho de 2024

Sem piedade

Trump anunciou hoje que o seu candidato a Vice-Presidente é J.D. Vance, o autor da Elegia aos Saloios do Monte, que traduziram para português como "Lamento de uma América em Ruínas." Quando Trump foi eleito, este livro ficou famoso por "explicar" o efeito Trump e nessa altura o autor distanciava-se do novo presidente. Agora a cantiga é outra e Vance vai ser o número dois, o que agrada a um montão de gente, para além de agradar ao lobby do Business.

Vance nasceu no Ohio, na região da Apaláchia, que é uma cordeira montanhosa que atravessa três países (EUA, Canadá, e território da França). Nos EUA, estas montanhas vão do Alabama até ao Maine, e atravessam um total de 20 estados mais D.C.

Biden está mais do que lixado. A única hipótese que os Democratas têm é de o despachar e arranjarem um candidato de um estado mais conservador e forte, penso que o ideal seria alguém do Texas e para VP uma pessoa de outro estado púrpura, talvez o Michigan ou, se forem mais agressivos, Ohio.

Se Trump ganhar, não me admiraria nada que os Republicanos o despachassem e metessem o Vance na Casa Branca. Decerto que ele conseguiria governar um termo e depois ganhar um segundo, ou seja, teremos pelo menos dois termos Republicanos.

Agora vamos ver o que os Democratas vão fazer. O facto de Trump ter anunciado o candidato a VP antes pode dar-lhe apenas uma vantagem temporária, mas se os Democratas não jogarem à altura, não há piedade que os salve.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.