quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Temperamento

Mais de 650 professores de Direito nos EUA assinaram uma carta a explicar que o Juiz Kavanaugh não tem temperamento para ser confirmado para o Supremo Tribunal. Isto não vos recorda a discussão acerca de Donald Trump não ter temperamento para ser Presidente dos EUA? Adiantou muito...

Por falar em temperamento do Presidente, ontem no Fresh Air, foi entrevistado o Michael Lewis que tem um livro novo chamado "The Fifth Risk". Durante a entrevista, a Terry Gross perguntou-lhe que tipo de crise poderia acontecer nos EUA e Lewis respondeu que achava que havia a possibilidade de o Presidente não honrar a dívida pública americana, dado que era uma pessoa que tinha um historial de falências e o défice e a dívida estão a aumentar bastante.

Lewis também falou da inspiração para este livro que foi uma ideia de Daniel Kahnemann e Amos Tversky da qual ele falou no livro anterior, o "The Undoing Project": as pessoas não são muito boas a avaliar mudanças no perfil de risco. Por exemplo, são incapazes de reconhecer quando um evento de risco passa de uma probabilidade de ocorrência de um em um milhão para uma de um em 100 mil. Esta ideia é bastante pertinente para Portugal dadas as mudanças na despesa pública que aí têm acontecido; mas, como diz o povo, "depois da casa arrombada, trancas à porta".

Fica aqui a entrevista, se quiserem ouvir:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.