segunda-feira, 18 de outubro de 2021

De volta

Terminei as minhas quartas férias deste ano e, mais uma vez, fui para fora cá dentro. Passei o dia a conduzir e consegui parar apenas para meter gasolina duas vezes durante os 912 Km que separam Houston de Memphis. No Arkansas havia imensos camiões em ambos os sentidos, o que não é normal. A rota Little Rock-Memphis costuma ser a que tem mais camiões, mas, com a aproximação das festas natalícias, deve haver bastante mercadoria em trânsito por todo o lado. Pelo caminho, vi um acidente e batantes animais atropelados: três cachorros, veados, guaxinins, etc. Tive imensa pena da bicharada, mas há muito mais gente a conduzir agora, o que não deve ajudar, especialmente depois de termos tido aquele período mais lento, em que muitos animais expandiram o seu território em resposta à menor mobilidade de pessoas.

Na estrada também vi bastantes caravanas. Com a pandemia, as pessoas começaram a reformar-se mais cedo e há também menos reformados a trabalhar em part-time, logo desatou tudo a comprar caravanas. Uma das minhas colegas até se reformou antes dos 65 para poder andar a viajar com o marido. Tive imensa pena que saísse, pois gostava bastante do trabalho dela. Combinámos ir sair para almoçar, mas ela mal tem andado por estas bandas. Não me admiraria se pessoas como ela acabassem por vender as respectivas residências para serem completamente móveis. Uma outra colega também já tinha saído antes da pandemia; ela e o marido tinham comprado um apartamento em Orange Beach, no Alabama, que arrendam a terceiros quando não estão lá.

Ainda é cedo para perceber as implicações da pandemia na sociedade americana, mas suspeito que serão bastante profundas. Estas mulheres que se reformam mais cedo que os maridos preocupam-me um bocado, dado que provavelmente irão sobrevivê-los e ao reformarem-se mais cedo ficam com uma pensão menor e sacrificam parte da sua carreira profissional. Não sei se isto não se tornará num problema no futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.