sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Títulos porreiros (1)

Vejam esta notícia explosiva na secção de Economia do DN:


Porra, como era possível que o Banco Central Europeu dissesse uma coisa destas? Fui procurar o estudo e logo leio na na capa do artigo: This Working Paper should not be reported as representing the views of the European Central Bank (ECB). The views expressed are those of the authors and do not necessarily reflect those of the ECB. OK, então afinal o BCE não defende nada disto, são, simplesmente, dois investigadores do Banco de Portugal, João Amador e Ana Cristina Soares, que escreveram um artigo sobre o assunto.

Entretanto, por achar esquisito que se tirassem conclusões tão fortes de um estudo académico, que são conhecidos pela sua sisudez, passei os olhos pelo artigo. Lendo o artigo, percebe-se que o resumo do DN é uma completa distorção do que lá está escrito. Os autores estudam o mercado laboral, verdade, mas dão particular relevo à questão da concorrência no mercado de bens. A conclusão que tiram é que não faz sentido estar a aumentar a concorrência no mercado laboral sem também aumentar a concorrência no mercado de produtos. 

Se quisessem resumir a coisa num título apelativo deveriam antes ter escrito: Falta de concorrência garante lucros anormais para as empresas, especialmente empresas nos sectores não-transaccionáveis. E depois poderiam acrescentar que a conclusão é de um estudo de dois investigadores do Banco Central Europeu.

Neste tipo de notícias absurdas, fica sempre a dúvida sobre se se trata de incompetência ou desonestidade intelectual. Inclino-me para a segunda hipótese, indo às conclusões é impossível não perceber que o foco do artigo é muito mais no mercado de bens do que no mercado laboral. Aliás, o último parágrafo do artigo diz assim:

"This paper confirms the findings of previous studies on the existence of a significant scope to improve competition in Portuguese product markets, particularly in the non-tradable sector. The non-existence of a suitable competitive setup in the past may have favored an over allocation of resources in the latter sector. Thus, improving competition is a crucial condition for a successful and sustainable adjustment process in the Portuguese economy, based on an efficient allocation of resources across firms and markets."

De qualquer forma, como não gosto de acusar ninguém de ser desonesto de ânimo leve, quero realçar que incompetência é sempre uma possível explicação.

2 comentários:

  1. O mesmo artista já tinha feito algo semelhante há umas semanas. Depois de uma reunião do BCE, de onde nada de novo saiu, escreveu isto "Bomba atómica: BCE quer dar dinheiro à borla a toda a gente"
    http://www.dinheirovivo.pt/economia/interior.aspx?content_id=4277780&page=-1
    E dar "à borla" e "toda a gente" quer mesmo dizer isso, não se refere a juros nulos nem apenas aos bancos.

    ResponderEliminar
  2. Na altura escrevi isto http://apentefino.blogs.sapo.pt/bomba-atomica-o-dinheiro-vivo-rebenta-117431

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.