sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Version 2.214

Ontem iam vacinar 300 mil portugueses na primeira fase; hoje disseram que afinal a primeira fase irá contemplar 950 mil almas. Continua a ser pouca gente e o pior é que Portugal passou os últimos nove meses a assobiar para o lado: se corresse bem, mérito do governo; se corresse mal, era inevitável e já agora precisam de apoio financeiro da UE.

A UE tem um vício muito grande, pois paga quando acontecem tragédias, mas se as coisas correm bem, não há qualquer compensação que não a do bem-estar dos cidadãos. Isso funciona bem com governos altruístas, o que não é claramente o caso do português.

O que é fascinante neste tempo em que as nossas vidas são medidas ao ínfimo detalhe e há dados para tudo, é a facilidade com que algumas entidades da comunicação social organizam esses mesmos dados. Por exemplo, há uns dias a Bloomberg publicou um ranking the resiliência dos países face à pandemia, que combina dados do contágio e mortalidade com dados económicos e qualidade dos serviços de saúde e do bem-estar dos cidadãos.

Os EUA, que toda a gente diz ter um sistema de saúde do terceiro mundo, ficaram em décimo-oitavo lugar e acima de vários países da UE, como Países Baixos (23), Grécia (31), Portugal (33), Espanha (41), e França (45). Nada mal para o país liderado por Donald Trump.

Já o NYT disponibilizou uma ferramenta para calcular qual a prioridade dos americanos no acesso à vacina. Podemos ver a nossa prioridade em termos nacionais e também em termos do estado em que vivemos e até do condado; mas é apenas uma possibilidade, pois ainda não foi divulgado qual a ordem de prioridade para receber vacinas.

Para mim, o mais importante é que a ferramenta mostra quantas pessoas há em cada grupo. Por exemplo, o estado do Tennessee, que é onde eu vivo agora, tem cerca de 365 mil pessoas a trabalhar na área da saúde e 81 mil em lares de idosos, mais 83 mil que trabalham em primeiros socorros. O TN tem 6,8 milhões de pessoas.

A área mais avançada de análise de dados em Portugal é as Finanças. Não sei porque é que não arranjam uma equipa do Ministério das Finanças e a metem a organizar a base de dados de Portugal. Se o combate à pandemia passasse por extrair impostos dos contribuintes, Portugal seria o país da UE mais bem organizado e preparado.

1 comentário:

Não são permitidos comentários anónimos.