domingo, 6 de junho de 2021

A suposta fúria

O Stephen L. Carter escreveu uma opinião na Bloomberg a dizer que se o vírus Covid-19 foi realmente desenvolvido num laboratório chinês, a comunidade internacional irá ficar furiosa com a China. Acho uma ideia completamente ridícula. 

Em primeiro lugar, se esse foi realmente o caso, a China poderá ter outros vírus que poderá deixar escapar, mas de propósito, logo convém agir com cautela. Em segundo lugar, ninguém quer saber. Os europeus não estão interessados em investigar e essas ideias e descobrir a verdade é coisa da administração Biden, que tem de fazer de conta que é forte, mas que não tem nada a ganhar em continuar a alienar a China. Não funcionou bem para o Trump, logo dificilmente funciona para o Biden. Em terceiro lugar, já andamos nisto da pandemia há mais de um ano, o que desgasta a nossa capacidade para nos chocarmos ou até enfurecermo-nos. Finalmente, se a coisa escapou involuntariamente, então os chineses não fizeram de propósito, logo são um vilão meio fraquinho.

Apesar de tudo isto, é óbvio que a ordem mundial irá ficar mudada depois da pandemia. A Europa está a perder prestígio diplomático a olhos vistos e as pessoas já se esqueceram que a Europa não é um continente pacífico. À medida que empobrece, o espírito quezilento dos europeus irá regressar e seja o que Deus quiser e o Diabo deixar...

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.