domingo, 12 de dezembro de 2021

Um dia estranho

Ontem de manhã, as janelas cá de casa estavam todas embaciadas. Achei estranho, mas não pensei mais no assunto e, como o dia ia estar ameno, decidi dedicar-me à jardinagem, dado que havia bastante para limpar e algumas plantas para transplantar. De vez em quando passava uma aragem forte e quente que dava vontade de abrir os braços e a sentir percorrer pelo corpo -- ovento do sul é o meu preferido. Já era quando eu vivia em Portugal.

A minha permanência no jardim impediu que os pássaros aparecessem para comer, até que já escurecia e uma fêmea cardinal voou pelo jardim fora apavorada, sendo perseguida por um gavião de Cooper. A coitada passou a vedação e deu meia-volta, mas foi contra uma janela e ficou meia-atordoada; não sei o que se passou a seguir, mas receio o pior. Quando abri a porta, nem a vi, nem o vi, apenas alguns pássaros voavam alto, como que em fuga. Quando ficou escuro, enquanto jantava, vi pássaros no jardim a comer sementes do chão, que caem dos comedouros.

Fui passear o Julian e no meu telefone davam indicação de estarmos sob alerta de tornado. Olhei para o céu e efectivamente, as nuvens indicavam que algo se passava. Não me recordo de ver algo assim em Memphis e nem é normal estas tempestades aparecerem em Dezembro, mas a temperatura alta -- chegaram a estar mais de 25,5° C -- e a humidade não deixavam dúvida que uma camada de ar quente do Golfo do México estava presa sob ar mais frio. Tirei uma foto da nuvem mais pituresca, regressámos a casa, e fui visitar a minha vizinha, onde estive cerca de uma hora.

À saída, havia trovoada para oeste e norte, mas só víamos os relâmpagos suficientemente longe para não se ouvir o trovão. As nuvens movimentavam-se rapidamente e havia vento forte. Quando cheguei ao meu pátio, a cadeira de madeira de dois lugares, que tinha uma cobertura impermeável, estava derrubada. Levantei-a e arranjei a mobília exterior de forma a que ficasse mais resistente ao vento.

Entretanto, os ramos abanavam nas árvores e o vento uivava. No jardim estava muito escuro para tirar vídeo, logo saí à rua para aproveitar a luz pública. Calhou que, enquanto filmava, a base do poste da bandeira que decora a casa dobrou-se com a força do vento e a bandeira ficou pendurada com o poste a bater na varanda. Como a minha casa tem imensas janelas, apressei-me a ir tirar a bandeira antes que fosse projectada por uma janela adentro. Pareceu-me mau sinal aquilo ter acontecido.

No telemóvel, as notificações indicavam que, no Arkansas, um lar de idosos tinha sido atingido por um tornado e havia fatalidades. Em Memphis e Shelby County, depois da meia-noite, o alerta de tornado foi modificado para aviso. Aconteceu que não acordei com as sirenes, trovoada, chuva torrencial, vento, alertas do telemóvel, etc., Passava das quatro da manhã quando regressei ao mundo dos vivos e vi que a noite tinha-se confirmado sido bastante perigosa. A minha vizinha tinha mandado um SMS a saber se eu estava bem. Ela e a irmã tinham colocado almofadas sobre a mãe e esconderam-se debaixo da cama de metal. Respondi que sim e aproveitei para meter um post no Facebook a avisar que estava tudo bem em minha casa. O pior da tempestade tinha passado a oeste de mim. Continuámos sob alerta de tornado e eu voltei a adormecer.

Felizmente correu tudo bem por aqui, mas muitos não tiveram tal sorte. Uma fábrica de velas no Kentucky parece ter tido mais de 100 fatalidades. Os governos locais já accionaram o governo do estado e o governador do Kentucky já disse que tinha pedido ajuda ao governo federal e tudo estava encaminhado. A Cruz Vermelha, a United Way, World Central Kitchen, e outras organizações de fins não-lucrativos também já iniciaram esforços para apoiar as pessoas afectadas.

2 comentários:

  1. O teres passado pelo tornado a dormir é obra. Nem o teu cão te acordou!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benefício de ter vivido em Oklahoma, um dos estados mais afectados por tornados.

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.