quinta-feira, 2 de abril de 2015

É tudo genético!

Uma vez tive uma consulta com um médico, não me recordo da especialidade exacta, acho que era endocrinologista de reprodução. A minha médica queria que eu fizesse testes para saber porque é que eu não engravidava. Durante a consulta, não sei bem a que propósito, ele diz-me que tudo era genético. Eu disse-lhe, mas há coisas que nós fazemos que aumentam as probabilidade de certas coisas acontecerem. E ele insiste, "É tudo genético!" Os factores ambientais por si só não determinam o resultado. Há pessoas que fumam a vida inteira e não desenvolvem cancro do pulmão; há algumas que o desenvolvem apesar de não fumarem, dizia-me ele. Tudo depende dos genes que nós temos. E os genes que nós temos têm a ver com sorte.

Depois desta conversa pensei muito sobre isto. E pensei que tudo o que nós temos feito ultimamente em termos de genética é descobrir a informação que está contida nos nossos genes. Os nossos genes são um golpe de sorte, mas acima de tudo contêm informação que vem de há milhões de anos. É como se nós fossemos livros que sobrevivem ao tempo. E depois pensei que cada um de nós é uma página no nosso livro, a última página. Os nossos pais eram as páginas anteriores, os pais deles, páginas ainda mais anteriores. E quando temos um filho, damos o nosso livro a essa criança e ela acrescenta a sua página. É a nossa forma de transmitirmos a nossa história, é a forma mais antiga de escrevermos a nossa história. E, hoje em dia, com computadores mais poderosos, temos também a oportunidade de descobrir o que contém essa história de cada um. Mas não é a história toda...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.