terça-feira, 14 de abril de 2015

Explicações de matemática

Diz-nos o Público que houve um aumento de 96% no valor das subvenções pagas pelo estado em 2013 relativamente a 2012. Depois, mais à frente, diz o seguinte:
De qualquer forma, esta tendência não poderá ser dissociada do facto de o Governo ter introduzido, em 2013, alterações ao regime de controlo e divulgação das subvenções.

Pela mão do ex-secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, entrou nesse ano em vigor um diploma que veio alargar o número de entidades públicas obrigadas a declarar estes apoios. Passaram, por exemplo, a estar abrangidas as autarquias, as empresas públicas e os reguladores, quando antes a lei se cingia aos serviços e organismos da administração directa do Estado. Por outro lado, o universo de subvenções também foi dilatado, passando a estar abrangidas verbas que antes estavam excluídas, como os benefícios fiscais ou as garantias pessoais do Estado. Outra alteração importante foi a redução do tecto mínimo a partir do qual o apoio tem de ser declarado, que passou de três anualizações do salário mínimo nacional para apenas uma.

Quer isto dizer que 2012 e 2013 têm definições diferentes do que é uma subvenção e requisitos diferentes de declaração das mesmas, logo não podem ser números comparáveis, logo não faz sentido dizer que houve um aumento porque nós não sabemos o valor que 2012 teria, se as regras de 2013 tivessem sido aplicadas. Só sabendo isso é que nós poderíamos concluir que tinha havido um aumento. Não sabendo o valor de 2012 pelas novas regras, não podemos concluir absolutamente nada relativamente à tendência do valor das subvenções. Mas podemos concluir, sem sombra de dúvida, que há gente incompetente a trabalhar em jornais.

8 comentários:

  1. E também que há gente demais a papar subvenções!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a comunicação social fosse melhor do que isto, serviria o propósito pelo qual tem protecções na nossa Constituição e defenderia os interesses dos cidadãos. Teria sido muito mais útil um artigo a descrever algumas das subvenções absurdas que existem ou a falta de mérito dos seus recipientes, em vez de se escrever um artigo que induz os leitores em erro.

      Eliminar
  2. Esta lista está com mais de 1 ano de atraso e mesmo assim não veio completa? Falta os nomes de muitas instituições de solidariedade assim como empresas privadas? O registo é que com estas últimas o aumento foi na ordem dos 130%

    ResponderEliminar
  3. Faz-me lembrar quando o Público noticiou a taxa de divórcio (que é calculada dividindo o número de divórcios pelo número de casamentos e multiplinado por 100 - isto é, em cada ano acontecem X divórcios por cada 100 casamentos realizados nesse mesmo ano. Até pode haver mais divórcios que casamentos num determinado ano, elevando essa taxa acima de 100. Queria ver como é que o Público noticiava isso.
    Em 2013 essa taxa foi 73, ou há volta disso. O Público titulou "73 casamentos em cada 100 terminam em divórcio". O que, mesmo que fosse verdade, seria difícil saber, porque um casamento só termina de duas maneiras: em divórcio ou em viuvez. A única maneira de saber isso era comparar os divórcios com os óbitos de pessoas casadas, mas acho que o jornalista não se deu a tanto trabalho. Na verdade, leu apenas mal a estatística.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno, esse "há volta" é erro - escreve-se "à volta". Não precisa publicar este comentário. O que convém é emendar.

      Eliminar
    2. Não dá para emendar comentários, apenas posts. Obrigada pela correcção.

      Eliminar
    3. Obrigado pela correcção, Tiro. Foi um erro muito estúpido, realmente.

      Eliminar
    4. Obrigado pela correcção, Tiro. Foi um erro muito estúpido, realmente.

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.