segunda-feira, 6 de abril de 2015

Nunca encontrei a carta...

Não sei exactamente quando, mas um dia eu estava no meu gabinete, em Memphis, quando tocou o telefone. Eu atendi "Informa Economics, this is Rita." e ninguém respondeu, apenas tocava uma canção. "Hello, hello" e nada do outro lado, só a canção. A certa altura eu pensei, "Mas quem é este gajo a cantar? Isto não é mau de todo." Então prestei atenção à letra e escrevi-a num papel. Cantava ele "Please read the letter that I wrote" e eu a pensar cá para mim que isto era muito esquisito. Depois de mais de um minuto de me suplicarem para ler uma carta que eu não tinha, fui ao Google com o pedaço da letra. Era o Robert Plant a cantar "Please read the letter" do álbum "Raising Sand". Ouvi-a no YouTube e decidi comprá-la no iTunes.

"Raising Sand" é uma participação de Robert Plant com Alison Krauss--e depois também tem o T-Bone Burnett a produzir e a tocar, que eu não conhecia. Eu já conhecia a Alison Krauss, não pela sua obra de bluegrass, mas por causa de um tema antigo que ela cantou e que aparece na banda sonora de "Midnight in the Garden of Good and Evil"--essa banda sonora é qualquer coisa do outro mundo. O tema dela aí é "This time the dream's on me". O Robert Plant eu apenas conhecia de nome porque eu nunca ouvi Led Zeppelin, mas sei que ele era um dos mentores de Tori Amos e eu tenho quase todos os álbuns dela e já a vi ao vivo duas vezes.

Estando eu perante a areia a levantar-se, pensei: "What the hell, compra o álbum todo!" E comprei o "Rasing Sand" todo e comecei a ouvir aquilo. É um álbum muito bom. Fiquei fixada noutra canção que lá estava: "Killing the blues". Já foi cantada por outras pessoas, mas a versão deste álbum é a minha preferida, sem dúvida--parece uma canção de embalar. Aliás, se eu tivesse um filhote, andaria sempre a cantar isto. (E a ler poesia à criança. Cresceria sendo uma alma torturada porque eu canto muito mal. O universo poupou-a...) Esta canção tem o ranking 51 das melhores canções de 2007 e ganhou o Grammy Award para "Best Country Collaboration with Vocals" em 2009. A letra é muito bonita, particularmente esta parte:

"Somebody said they saw me
Swinging the world by the tail
Bouncing over a white cloud
Killing the blues...

Memphis é uma cidade de música e a música lá encontra-nos, não sei como, mas encontra. Foi lá que também encontrei a música de Jeff Buckley, filho de Tim Buckley, o autor da música de "Song to the Siren".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.