terça-feira, 28 de abril de 2015

Corrupção e suborno

A notícia principal da Bloomberg, hoje de manhã (a minha manhã é a vossa tarde), é a de uma investigação de corrupção e suborno entre a United Airlines (UA) e o Port Authority (PA), nomeadamente o Chairman do PA, David Samson. A UA submeteu vários planos de investimento à agência e parece que, a certa altura, Samson exigiu que a companhia retomasse um voo que não era lucrativo para a empresa, mas que facilitaria as viagens de Samson à sua casa de férias.

Isto é importante porque Samson é um dos principais aliados de Chris Christie, o governador da Nova Jérsia, que pode vir a ser um dos candidatos às Presidenciais americanas pelo Partido Republicano. A meu ver, Chris Christie é, de longe, um dos melhores candidatos para os Republicanos. É uma pessoa que não tem medo de criticar o partido quando vê que o partido está errado. Não concordo com tudo o que ele diz, mas é uma pessoa que eu respeito.

A história lê-se como uma novela e a minha parte preferida é esta, especialmente a parte que eu sublinhei para vós:

Samson, who was Christie’s choice to head the Port Authority in 2010 after overseeing the governor’s transition team, vowed to be an activist chairman and to aggressively use the Port Authority as an engine for economic development and jobs in New Jersey.

Hands-On Approach
His hands-on approach meant a change in tone and protocol. Companies like United had for years done much of their business by negotiating with career professionals in the authority’s real estate, aviation and legal departments. Under Samson, those negotiations were often conducted with the authority’s political appointees and, at times, the chairman himself.

Ou seja, antes, as decisões de investimento eram feitas por profissionais de carreira; quando os políticos se envolveram, deu asneira e não demorou muito tempo para dar asneira. A ver vamos como se irá fechar este caso, pois poderá ter grandes consequências para as Presidenciais.

Como vêem, ninguém é perfeito, nem mesmo os americanos; mas eles têm um sistema de justiça muito bom e a comunicação social também é boa. Aposto que o caso não será arquivado...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.