domingo, 18 de dezembro de 2011

Vacas sagradas

Poucos animais despertarão tantos orgulhos nacionais e regionais como as vacas. É como se cada povo se quisesse afirmar pela sua vaca. E a verdade é que este orgulho pela vaca atravessa continentes. Na América do Norte, a vaca é tão importante que os vaqueiros se tornaram figuras míticas do cinema, os famosos cowboys, cheios de sex appeal e de outras qualidades invejáveis.
Na América Latina, quer os argentinos quer os brasileiros têm a mania de que as suas vacas são as melhores do mundo. Quando, há dois ou três anos, visitei a Austrália, verifiquei que também os australianos consideravam as suas vacas melhores do que as outras. Chegava-se ao ponto de as embalagens dos hambúrgueres do McDonald’s trazerem uma garantia, certificada com fotografia do rancheiro, de que a carne bovina era 100% australiana. Agora, de visita de trabalho a Londres, descubro que também os ingleses exibem em diversos restaurantes o orgulho de confeccionarem os seus pratos com vaca 100% inglesa. Quase que nos esquecemos que as vacas loucas nasceram aqui.
Mas os portugueses não ficam atrás neste orgulho. Qualquer pessoa que vá ao Minho é obrigado a comer uma posta barrosã. Temos um presidente que exalta, com orgulho, o sorriso das vacas açorianas. Mas, nos Açores, este sentimento de orgulho pela vaca não é universal. Na ilha Terceira era costume dizer que só havia vantagens em ter os americanos na Base das Lages. Diziam os terceirenses que os americanos só tinham trazido coisas boas para a ilha. E, como bónus, tinham levado as vacas lá com eles para América. Enfim, umas más-línguas. Razão têm os indianos, que sacralizaram as suas vacas.

3 comentários:

  1. É impressão minha ou este texto é do Cristóvão? Octávio Lima.

    ResponderEliminar
  2. Se fosse do Cristóvão estaria assinado pelo Cristóvão, naturalmente.

    ResponderEliminar
  3. Ah! As vacas loucas... fruto da desregulacao irresponsavel na area da producao de alimentacao animal...
    Viva a Thatcher pa! Entao agora (em sentido lato) que lhe diagnosticaram Alzheimer ate lhe desejo uma longa vida.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.