domingo, 2 de julho de 2017

Conselhos para tudo

Já há vários dias que ando a pensar na questão do que fazer se formos apanhados num incêndio. Quando conduzo nos EUA, é normal encontrar sinais de estrada a indicar "Do not drive into smoke".


(Imagem retirada da Internet, foto de Andrew Maclean, em Oklahoma)

Fiz mesmo agora uma busca dessa expressão e nos resultados apareceu os conselhos do Oklahoma Department of Transportation ou OKDoT, como costumamos dizer. Na página deles há conselhos para quase tudo: fogos, tornados, gelo na estrada, etc. Oklahoma é o estado onde vivi mais tempo, não é um sítio muito avançado, rico, ou que tenha um governo que seja conhecido pela sua competência.

No entanto, em termos de segurança pública e de gestão de desastres naturais, é um sítio muito bom. Quando há tempestades que possam produzir tornados, há uma enorme coordenação de serviços, as TVs param a emissão normal e os meteorologistas acompanham a progressão da tempestade, minuto a minuto, e a zona que está a ser atingida. Recordo-me de ouvir Gary England uma vez na TV dizer a uma pequena cidade "Folks, you have 8 minutes to get to a safe place.", enquanto o tornado se dirigia para os seus lados. Nunca encontrei conselhos tão precisos em mais nenhum lado. (Há uma área em que ainda estão atrasados: a dos terramotos.)

A natureza dos fogos em Oklahoma é diferente da de Portugal porque o terreno é na sua maior parte planície com poucas árvores, a zona mais arborizada é o leste do estado, que faz fronteira com o Arkansas. Mesmo assim os incêndios podem ser perigosos, há áreas em que quando conduzimos não encontramos grande coisa, a não ser a linha do horizonte e nestas alturas temos de estar alerta, pois se algo acontece, temos de nos saber orientar até chegar ajuda. Deixo aqui os conselhos de como agir perante um incêndio nos E.U.A.:






Sem comentários:

Publicar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.