domingo, 1 de janeiro de 2023

Missão cumprida

Ontem consegui ir ao oftalmologista e gastar os meus $300. Ficou tudo por $332 e incluiu a consulta com os exames normais, mais uma fotografia especial dos meus olhos, e uns óculos novos, logo só tive de pagar mais $32, dado que o resto saiu da conta de poupança da saúde. Não recebi uma factura detalhada, vou ter de pedir quando for buscar os óculos, mas parece-me muito barato. 

Não faço ideia como é que os seguros fazem dinheiro nesta questão dos olhos. É um seguro opcional, logo padece de enviesamento por selecção adversa, que custa menos de $9 por mês e nós temos direito a um exame de olhos e um par de óculos comparticipados cada dois anos. A fotografia dos olhos custou $49 e não tinha comparticipação pelo seguro e a armação dos óculos foi $200, logo acho que os pacientes ou clientes ficam a ganhar. Claro que o preço da armação para os oculistas deve ser muito mais barato do que o preço para o cliente.

Pedi à senhora se dava para trocar as lentes a uns óculos mais velhos que eu tinha e ela disse, claro, mas não era comparticipado e, se partissem a armação não se responsabilizavam. Lá fez as contas e ia ser $400 só pela instalação das lentes -- nem eram umas lentes complicadas, era só +1,25 com protecção de luz azul e anti-reflexo. Fiquei um bocado boquiaberta a tentar fazer contas de cabeça para ver como é que ela chegou a um preço tão alto. Rapidamente, aconselhou-me a esperar e pensar no caso, que depois posso encomendar. 

Cá para mim, ela não quis que eu trocasse as lentes da armação antiga porque eles não devem ganhar dinheiro nenhum no serviço e daqui a dois anos compro mais uns óculos. É mesmo uma parvoíce porque eu posso perfeitamente ir à Internet e comprar uns óculos com armação e lentes por muito menos de $100. E também pensei que podia trocar as lentes da próxima vez que fosse a Portugal, só que aí as coisas demoram tanto que se calhar não vai dar. 

Bem, mas fica para se pensar para o ano. Bom Ano Novo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.