quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Decência e tempo 'coisificado'

"A liberdade e a democracia são uma espécie de oxigénio, que serve para respirar num tempo tão complexo como o nosso. Mas é preciso mais, é preciso construir. E temo que isso não seja possível com a polarização do debate, com a falta de respeito por um sentimento tão simples e elegante como é a decência."

[...]

"O tempo ‘coisificado’ não me apetecia."

~ João Lobo Antunes, em entrevista à Revista E, 24/12/2015

Esta última frase é capaz de ser a minha frase preferida do ano. Nunca tive uma frase preferida do ano, mas quando a li, achei que era uma, talvez por hoje ser o último dia do ano. Não sei...

3 comentários:

  1. Pode haver polarização do debate e continuar a haver decência. Não são mutuamente exclusivas. A "(in)decência coisificada" é que, a mim, não me apetecia. E não estou a pensar em piropos.

    ResponderEliminar
  2. Este "Pedro" sou eu, nick que uso para comentar algumas págimas de jornais, para não ser incomodado por energúmenos. Peço desculpa do lapso, mas esqueci-me de "virar".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te vires muito, que apanhas um torcicolo! Fizeste-me rir...

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.