segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

The plot thickens...

"O Banco Central Europeu (BCE) comunicou na quarta-feira às autoridades portuguesas que ia retirar o estatuto de contraparte ao Banif esta segunda-feira, decisão que ditou a venda do Banif ao grupo espanhol Santander.

Ao perder o estatuto de contraparte, o banco deixa de ter acesso a financiamento europeu, situação que já tinha ocorrido em julho de 2014 ao BES e que acelerou a queda deste banco.

No domingo à noite, o Banco de Portugal anunciou a resolução do Banif, através da qual o Santander fica com um conjunto de ativos e passivos do banco, desembolsando para isso 150 milhões de euros. Como tal, o BCE acabou por não avançar com a retirada do estatuto de contraparte, na medida em que o Banif deixou de existir com a medida de resolução anunciada."

Fonte: Expresso

Não deixa de ser curioso que o BCE tenha fechado a torneira ao Banif menos de um mês depois da tomada de posse do actual governo português, aquele governo que nos disse que havia alternativa à austeridade. E coincidentemente marca a resolução do Banif para o fim-de-semana em que a Espanha está a meio de um processo eleitoral complexo, influenciado pelos malabarismos políticos de António Costa.

Os governos populistas só existem enquanto o BCE deixar. E o BCE parece não estar muito interessado em subsidiar jogadas políticas e estratégias eleitorais populistas.

4 comentários:

  1. Ou, hipótese alternativa, o BCE retirou o estatuto de contraparte forçando a resolução do processo uns dias antes de entrar em ação um novo mecanismo comunitário de resolução que se calhar toda a gente tem medo de ver posto em prática.

    Já agora, quando cortou a torneira ao BES não me parece que houvesse grandes populismos por ai além.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achas então que a solução BES e a solução Banif são equivalentes do ponto de vista de gestão do risco moral?

      Eliminar
    2. O que o BCE fez no BES e no Banif não foi praticamente a mesma coisa - anunciar que lhes ia deixar de emprestar dinheiro (no BES disse também que tinham que devolver o que deviam; não percebi se foi também o caso no Banif)?

      A reação do governo português pode ter sido diferente, mas a ação prévia do BCE (que é o que me parece ser o tema do post, e foi o tema do meu comentário) foi igual, acho.

      Eliminar
    3. Não sei, mas acho curiosos os comentários do Presidente da República hoje. Parece um comentário em código:
      http://expresso.sapo.pt/politica/2015-12-22-Cavaco-governacao-ideologica-acaba-sempre-por-ser-derrotada-pela-realidade

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.