quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Retaliação à TVI

O Banif perdeu €900 milhões em depósitos no seguimento da notícia da TVI, que depois foi retraída. Cá entre nós, se eu vivesse aí, não só nunca mais ligaria a TVI, como faria como os americanos: desatava a escrever a todas as empresas que compram publicidade na TVI a informá-los de que ia boicotar os produtos e serviços. E boicotava!

As empresas só existem enquanto os consumidores deixarem.

10 comentários:

  1. Eu nisso sou muito legalista. Agora que a resolução foi aprovado, fico à espera do processo judicial intentado pelo Estado Português contra a TVI por perdas e danos.

    ResponderEliminar
  2. Não se viu tanta gente indignada com a campanha do jornal Expresso contra o BES, iniciada após a entrada de Pedro Santos Guerreiro, ao longo de meses, cuja vergasta insidiosa deu a sua contribuição para a derrubada de um Banco cujas accções valiam mais de um euro, como agora se observa este chinfrim com a consequência de um sopro de uma notícia de rodapé sobre um banco cujas acções valiam menos de um décimo de um cêntimo de euro e cujo prazo de validade imposto pelas instituições europeias estava esgotado há váriso meses. Ele há coisas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NG, não percebi o teu argumento. As acções podiam valer €1, mas a contabilidade estava toda manipulada e houve negligência das autoridades. A administração do BES foi ao ar, o Ricardo Salgado está a ser investigado, nunca mais ficará à frente de um banco, os custos para os contribuintes não foram tão altos como no Banif apesa do BES ser muito maior do que o Banif.

      E finalmente, eu não escrevia para o DdD, logo sei lá as idiotices que eu inventaria se na altura escrevesse.

      Eliminar
  3. Rita, quando as coisas correm mal, toda a contabilidade aparece manipulada. Os custos para os contribuintes da resolução do BES só daqui a muitos anos vão ser conhecidos na totalidade. E duvido que alguam vez fique claro que sem a campanha do Expresso, a briga dos primos (eventualmente relacionada com a primeira?), a indiferença do Governo da altura e o excesso de zelo e impaciência do Banco de Portugal, o BES não estaria aí ainda pronto para as curvas e sem custo nenhum. O BANIF é diferente. Que surpresa pode causar o encerramento de um banco em que cada alteração na sua cotação representa uma mudança de 10% no seu valor de mercado?

    ResponderEliminar
  4. Não acha que dezenas de notícias de página inteira e manchetes no Expresso foram mais prejudiciais para o BES do que uma faixa na televisão pode ter sido para o BANIF? Eu acho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não acho. Em primeiro lugar, uma das empresas do Grupo Espírito Santo foi expulsa dos EUA por violar a lei americana; em segundo, o grupo BES estava cotado na bolsa e parte da sua actividade tinha garantias do estado português, logo isso obriga muito boa gente a prestar contas ao público e às autoridades; em terceiro, a Comunicação Social tem obrigação de informar o público, mas antes deve verificar a credibilidade das suas fontes; em quarto, julgo que nenhum dos artigos do Expresso foi desmentido e a informação publicada é considerada verdadeira e foi confirmada pelos acontecimentos subsequentes.

      Contraste-se isso com a notícia da TVI, que nem dois dias aguentou antes que fosse retraída, ou seja, a própria TVI admitiu, ao retrair o que disse, que não confirmou a veracidade daquilo que disse--que eu saiba, nenhum artigo na CRP protege um meio de comunicação de agir com negligência, logo deve sofrer todas as consequências legais do que fez.

      Sinceramente, a lógica do NG leva-me a crer que há uma razão que eu desconheço pela qual diz o que diz--o facto de não revelar o seu nome verdadeiro também é meritório de suspeita. Ninguém no seu perfeito juízo diz que a culpa da queda do BES é dos artigos do Expresso.

      Eliminar
    2. "Grupo Espírito Santo" onde escrevi "grupo BES"

      Eliminar
  5. Tanto quanto recordo, essas manchetes não foram responsáveis pela quantidade enorme de dinheiro aplicada pelos gestores do BES na holding ( do seu grupo) que sabiam ter dificuldade de pagar no prazo exigido pelo BCE.

    ResponderEliminar
  6. Rita, eu não disse que a culpa da queda do BES era do jornal Expresso. Disse que contribuiu para isso, tal como outros factores que enumerei. Qualquer animal ferido que se aproxime dos EUA tem abutres e uma indústria de litígio à sua espera. Não espanta que o BES também sirva essa refeição. Acho bem que se investigue a origem da notícia da TVI e acho bem que se castigue a publicação de notícias caluniosas que prejudiquem empresas ou cidadãos. Tem havido muito disso. Também acho que seria muito interessante fazer a história das notícias que o Expresso publicou no último ano de vida do BES, a sua origem, a relação entre a publicação de notícias e a evolução da cotação das acções e os levantamentos de depósitos, a proporção de factos versus insinuações,... e, se fôr caso disso, colocar à disposição de um juiz avaliar se algum ilícito foi cometido e se alguém deve ser ressarcido pelos prejuízos que provocou.
    Só lhe digo o meu nome depois de provar a receitas das broas.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.