sábado, 19 de dezembro de 2015

Olha, um bom artigo do Pacheco Pereira! Milagre de Natal!

9 comentários:

  1. Beeem... Eu como acho que a cena se está a repetir, mutatis mutandis... Ainda estamos no primeiro acto, não chegámos à queda, mas o resto, está lá tudo: "... tendência para ser subserviente face ao poder, ... muito respeitinho face aos poderosos... bajular[am] o príncipe e a corte, ... permitir[am] muito mais do que deviam, ... admirar[am] em silêncio e bater[am] ruidosas palmas em público..." Acho o artigo um bocadinho míope...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha aposta ainda é que o actual governo não vai durar o tempo suficiente para poder gerar o mesmo tipo de sentimentos. Aliás, se este governo chegar a 2017, terei de reconhecer que, mais uma vez, me enganei nas previsões.

      Eliminar
    2. Não sei, acho que não consigo prever nada. Mas lá que o poder cola cientistas ao tecto, cola sim senhor.

      Eliminar
  2. Excelente, sem dúvida. Reconhecer e justificar "abusos de poder" e uma "justiça ad hominem" com processos de intenção revela uma consciência cívica magnânima.

    ResponderEliminar
  3. Tirando o facto de os quatro primeiros parágrafos serem destinados a explicar que P. Pereira é o único português justo, os últimos seis, em que que analisa a questão, estão realmente bastante bons.
    E olha que acho que ele já tinha deixado outro presente no sapatinho há 15 dias (http://www.sabado.pt/opiniao/cronistas/pacheco_pereira/detalhe/um_monhe_uma_preta_um_cigano__e_uma_cega.html), não te parece?
    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse artigo foi bom, mas na altura achei que estava a forçar as palavras. Mas sim, gostei do artigo.

      Eliminar
    2. Concordo. De resto, infelizmente antes desse não me lembro da última vez que gostei de um artigo de P. Pereira. E digo infelizmente porque me parece uma pessoa inteligente e inquestionavelmente culta, mas com um raciocínio toldado por sanha personalista que o impede de ter ideias lúcidas e objetivas.

      Eliminar
    3. Como agora não tem o PPortas nem PPCoelho no governo pode ser que recupere a lucidez. É um processo, não o devemos forçar.

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.