quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Fim de uma era!

A Reserva Federal aumentou a taxa de juro "federal funds rate" para 0,25%-0,5%; antes estava a 0-0,25%. O alvo será ter a taxa de juro a 1,375% no final de 2016.

Se depois disto Portugal não conseguir exportar mais, ainda por cima com o preço do petróleo tão barato, a culpa não será de ninguém senão dos portugueses.

2 comentários:

  1. Aumentar a taxa de juro não deveria fazer diminuir as (nossas exportações)? Ou a ideia é mais que os motivos que levam ao aumento dos juros também levarão ao aumento das exportações?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao aumentar as taxas de juro, o dólar irá apreciar e o euro deprecia. Como o preço do petróleo é cotado em dólares, irá baixar porque cada dólar valerá mais, o que absorve parte do choque da perda de poder de compra do euro.

      No entanto, o aumento da taxa de juro nos EUA poderá criar uma situação de fuga de capital da Europa, o que iria pressionar as taxas de juro na UE para cima também. O efeito final depende muito do que o BCE fizer, dado que está com uma política muito acomodativa. O mais importante, no entanto, é a UE inspirar confiança nos investidores para que estes invistam na Europa. É que esta situação não irá durar para sempre e corre-se o risco de alimentar bolhas nos EUA.

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.