sábado, 19 de dezembro de 2015

Uma vez por mês...

Apareceu-me no Facebook uma foto com alguns comentários acerca de uma mulher com o período. Ela estava numa cama e tinha as calças do pijama manchadas com sangue, havendo também uma mancha na cama.

Isto acontecia-me muitas vezes quando comecei a ter o período porque o fluxo era muito forte e aparecia muitas vezes sem eu dar conta que estava para vir. Deixou de acontecer quando eu tinha quase 20 anos, mas cada mulher é um caso diferente. Nunca fui uma pessoa que andasse sempre com o calendarização do meu período muito presente na minha cabeça, tentei sempre não levar o período muito a sério, nem ser muito dramática. Apesar de sentir dores, às vezes bastante fortes, não fico irritada, nem sequer anuncio "Sai da frente que estou com o período!", como já vi mulheres fazer.

A parte consciente do meu cérebro, pensa que ninguém tem culpa de nós estarmos com o período. Não é muito agradável, mas também não é culpa de ninguém, e penso que ficar frustrada piora a nossa experiência ainda mais. No entanto, reconheço que isso também não é bem uma escolha consciente minha, pois, obviamente, depende da química do meu corpo, especialmente das minhas hormonas. Nem todas as mulheres têm a minha química. Se calhar, desiludi-vos, pois pensáveis que quando eu tenho as minhas fúrias é por causa do período. Não tem nada a ver, a minha fúria é mais induzida por factores externos.

De regresso à foto, achei a discussão que a acompanhava interessante: há quem diga que é nojento, há mesmo mulheres que sentem vergonha, há outras que dizem que é natural, há homens que dizem que ajudam, há outros que acham que ela está por conta própria...

Hoje em dia, há cada vez mais homens que participam com mais interesse na educação e criação dos filhos. Esses homens provavelmente não foram preparados pelas suas mães para lidar com o período de uma filha ou até da companheira. Também há companheiras que mantêm o assunto privado e não partilham a sua experiência com os seus companheiros.

Como isto é uma experiência que só as mulheres têm, julgo que cabe a nós, mulheres, tomar a iniciativa e ajudar os homens a aprender o que é ter o período. Isto é ainda mais importante no caso de homens que têm filhas e que querem participar no seu processo de crescimento.

5 comentários:

  1. Não sei se o sangue menstrual deve ter direito a um tratamento especial. Que o tem, é uma constatação porque há muitas culturas que consideram que a mulher está impura durante a menstruação. Mas, francamente, na minha...

    Cócó, xixi, ranho e, de um modo geral, todas as excreções são naturais mas não quer dizer que não as evitemos nas nossas roupas, por exemplo. Agora que tenho cães vejo a diferença: de um modo geral vão fazer cócó ou xixi longe do sítio onde comem ou dormem, mas fora isso, não se pode dizer que se sintam muito perturbados com a visão ou o cheiro de tais coisas.

    Se me acontecia manchar o pijama ou a cama de sangue, como também já me aconteceu com xixi ou cócó, mudava-me. Não me passaria pela cabeça fazer uma fotografia ou discutir o assunto (a mim, porque sei que há pessoas para quem qualquer das coisas é um objecto erótico). Não sei, justifica-se mesmo uma reflexão aprofundada sobre a questão? Talvez, não sei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que sim porque no post em questão se usou para julgar os homens. Eu não acho correcto julgá-los quando antes não se sensibilizou o homem para o problema. Por exemplo, já vi um programa de TV americano que era sobre questões familiares, em que um dos episódios tinha um arco de história no qual o pai divorciado tinha de lidar com a primeira vez que a filha tinha o período. Não sei se todos os homens são capazes de lidar com a situação, mas há cada vez mais homens que a poderão encontrar.

      Eliminar
    2. Eu acho que sim porque no post em questão se usou para julgar os homens. Eu não acho correcto julgá-los quando antes não se sensibilizou o homem para o problema. Por exemplo, já vi um programa de TV americano que era sobre questões familiares, em que um dos episódios tinha um arco de história no qual o pai divorciado tinha de lidar com a primeira vez que a filha tinha o período. Não sei se todos os homens são capazes de lidar com a situação, mas há cada vez mais homens que a poderão encontrar.

      Eliminar
  2. Às vezes acho que qualquer coisa serve para julgar os homens. Não sei se há muitas mulheres que conversem naturalmente sobre os filhos adolescentes sobre as manchas nos lençóis deles. A adolescência é um longo embaraço para toda a gente, acho eu.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.