domingo, 16 de agosto de 2015

Desonestidade intelectual e inteligência

Quando eu era mais jovem, achava que os papas eram intelectualmente muito desonestos. Por um lado, considerava que qualquer pessoa para chegar a papa tinha de ser muito inteligente. Por outro lado, achava que quem era assim tão inteligente não podia acreditar naquilo que para mim eram (e continuam a ser) patacoadas sem sentido: ressurreições, pecados originais, ascenções, virgindade de Maria, aparições em Fátima, etc.
Mais tarde, percebi que qualquer que seja o assunto (ou, pelo menos, numa enorme variedade deles) há sempre alguém muito inteligente que acredita em coisas que, para nós, são completos disparates.

Evidentemente, essas pessoas pensam o mesmo de nós. Isto no caso de, sequer, nos considerarem inteligentes.

4 comentários:

  1. Este é que é jumento1 e sem cabresto!

    ResponderEliminar
  2. Caro Luís:
    Muito bem observado.
    Eu, que nasci e cresci num meio quase sem prática religiosa cristã, muito menos de outra confissão, sempre me fez confusão esse tipo de coisas que aponta aos papas.
    E sempre me fez confusão como pessoas tão ilustradas, e não só os papas, acreditam nelas (ou fingem acreditar em público, por dever de ofício ou outro).
    O que me levava a interrogar-me se eu estaria certo.
    A partir dos 19, 20 anos, comecei a ler o Bertrand Russel, o que me deu alguma ajuda a assentar um pouco as ideias.

    ResponderEliminar
  3. Talvez por ter crescido com uma família onde há (ou havia) católicos, testemunhas de Jeová, budistas, ateus, comunistas e um bando imenso de sportinguistas (entre os quais eu próprio), cedo aprendi a pensar que nessa coisa das crenças e das convicções não há verdades nem disparates. Provavelmente, muita gente achará que pensar assim é um disparate. Admito que seja, mas é nisso que acredito. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia deste 'post' é independente de se tratar de crenças ou de outra coisa. Apenas usei esse exemplo para exemplificar o meu ponto. mas, repito o que disse no posto.
      Qualquer assunto sob discussão, há gente inteligentíssima que acredita em coisas que para nós parecem inacreditáveis.

      PS Falas no Sporting, mas repara que nesse caso o raciocínio não se aplica dado que só um tolinho é que não é do Benfica.

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.