sábado, 31 de julho de 2021

Vacinar ou arriscar

Tirando as minhas idas ao médico e à farmácia, tenho estado quase sempre em casa desde que regressei de Oklahoma há umas quatro semanas. O certo é que o mundo deu uma reviravolta num curto espaço de tempo por causa dos dados que saíram acerca da variante delta. Nos EUA, está muita gente preocupada, mas em Memphis não tínhamos todos abandonado o hábito de usar máscara. E também temos a sorte de ter muitos parques naturais e trilhos no interior da cidade, logo, apesar do calor sufocante, dá para ir passear em zonas com bastante sombra.

Em Las Vegas, um senhor de 39 anos morreu num curto espaço de tempo, deixando para trás a noiva e cinco filhos. Antes de morrer, enviou um SMS à noiva a dizer "I should've gotten the damn vaccine". É daquelas coisas que aparecem em filmes, mas que não pensamos poder ser real. O curioso é que a rede local da Fox em Las Vegas passou a história, mas talvez não seja assim tão curioso, dado que a Fox tem boas notícias; a secção de opinião da Fox News é que é avariada.

Nas redes sociais, vejo que mais dos meus amigos falam em vacinas. Estamos a chegar ao ponto em que pelo menos 75% das pessoas em cada comunidade deviam estar vacinadas. Essa era a melhor protecção para todos nós. Comparar números nacionais e estaduais induz em erro porque há locais com vacinação mais avançada do que outros, logo ainda há pessoas desprotegidas, o que é ainda mais perigoso com a nova variante. Mas note-se que quem se vacina agora, com uma vacina de duas doses, vai ter de esperar umas cinco semanas até ter os benefícios máximos da vacina e isso coloca-nos em Setembro, que é quando as constipações, gripes, etc. começam a apertar.

   

4 comentários:

  1. Que sorte que a Rita tem. Há sítios em que há muitas árvores em florestas, mas depois os parques arranjados por humanos para fazer algum desporto são destituídos de sombras...

    Os EUA estão a mostrar ao mundo por que razão são culturalmente inferiores a outros países. Só mesmo pessoas muito estúpidas não percebem que, se o equilíbrio risco-benefício pende para o lado do benefício, devem vacinar-se... Mas não, Trump é que é um génio e venceu as eleições...

    ResponderEliminar
  2. Acho que este blog morreu quando começou a ter comentários moderados...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O blogue sempre teve comentários moderados. A cultura americana domina o mundo ocidental, logo dificilmente se pode considerar os americanos culturalmente inferiores.

      Eliminar
    2. Vou experimentar a não moderar. Se isto não partir para a estupidez completa, também prefiro assim.

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.