segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

A bomba atómica do voto

Os resultados das primárias para as eleições regionais de ontem em França podem ser analisados, como sempre, a partir de diversas perspectivas.
Uma delas contende com os próprios fundamentos da democracia. Enquanto “governo do Povo, pelo Povo e para o Povo”, logo que respeitadas as suas mesmas regras, não há resultados anti-democráticos. Por certo assim é, mas quando forças extremistas, permitidas pelas Constituições dos Estados estão próximas do poder, as trombetas tocam mais alto.
Não é difícil explicar a vitória de Marine Le Pen e do ideário que ela defende. Os ataques em Paris foram somente o factor mais recente. Sociologicamente, creio que a França nunca abandonou a ideia de Império e falta ainda a sua “descolonização mental”. Do mesmo modo que Hollande não tem sido capaz de dar corpo às expectativas de um contrapeso a Berlim. A segurança é um tema candente na Europa e no mundo e os bodes expiatórios uma explicação simplista, mas eficaz.
Basta recordar Hitler para recordar que as ditaduras de direita ou de esquerda, em vários momentos da História, nascem do sistema democrático. E que o mesmo admite o gérmen da sua própria colocação em perigo.
O que importa só se poder combater essas derivas com os instrumentos da democracia: com a discussão das políticas, a participação cívica e o voto – a “arma atómica” da democracia. Espero eu e uma grande maioria dos Europeus (e dos Franceses, em particular) que na próxima volta esta “arma” se faça ouvir bem alto. Contra a demagogia. Contra a exclusão e os discursos de ódio, xenofobia e racismo. Hoje lembro especialmente Victor Hugo e o seu sonho de uns Estados Unidos da Europa. Quão longe estamos dele, meu caro Victor…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.