segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Prestes a fazer história...

Penso que a Reserva Federal irá aumentar as taxas de juro este mês. A única coisa que o impediria seria um desastre monumental, tipo um ataque terrorista de grandes proporções. Esperemos que tal não suceda.

A taxa de juro é o preço do dinheiro, mas este primeiro aumento das taxas de juro em quase 10 anos pode ser também o fim de uma era. Se as preferências dos agentes se modificarem, então não teremos apenas um movimento ao longo da curva da procura de dinheiro resultante da mudança do preço do dinheiro (o movimento ao longo da curva da procura resulta de um movimento da curva da oferta de dinheiro provocado pela acção da Reserva Federal), mas também um movimento da própria curva da procura, ou seja, o resultado final pode ser qualquer coisa.

Por exemplo, as famílias poderão pedir mais empréstimos para comprar casa se pensarem que as taxas de juro começaram a crescer novamente e o melhor é comprar agora antes que fique mais caro. Notem que se as preferências das famílias se tivessem mantido, um aumento das taxas de juro iria reduzir o número de empréstimos. Iremos ver o efeito que domina.

A isto acrescem também os efeitos de fuga de capitais de outros países: as taxas de juro mais altas dos EUA atrairão capitais de outras partes do mundo que irão contrariar o esforço da Reserva Federal e poderão alimentar bolhas. Vivemos tempos muito interessantes.

Entretanto, vale a pena rever a história das taxas de juro, neste podcast da Bloomberg:

6 comentários:

  1. Vale a pena alertar os leitores portugueses de que nos EUA os empréstimos para habitação são firmados com taxas fixas.

    Eu costumo dizer que a moeda tem três preços: a taxa de juro, a taxa de câmbio e a taxa de inflação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou de acordo com a previsão da Rita quanto à subida da taxa de juro! Aliás, normalmente estou de acordo com a Rita ponto.
      Naturalmente, aqui para a malta europeia interessa mais o "preço taxa de câmbio". E por isso vos pergunto se acham que é desta que as políticas "invertidas" do BCE/FED conduzem à paridade EUR/USD (que muitos analistas já antecipam)?
      Só se aceitam apostas com precisão equivalente à feita pelo LA-C para o défice orçamental de 2015...

      Eliminar
    2. Sim, prevejo que a paridade será atingida em 2016.

      Eliminar
  2. Pois é. Terei de procurar alguns dados para escrever um post esclarecedor.

    ResponderEliminar
  3. Também me parece que a paridade será atingida em 2016, mais cedo do que tarde. A menos que a FED não queira. É que isto da economia já é complicado, mas a política económica ou economia política é bastante mais.

    ResponderEliminar
  4. A apropriação estatal daquilo que o mercado deveria determinar - neste caso, o preço do dinheiro - tem efeitos perniciosos e causa distorções na economia.

    Uma voz vienense! ;-)

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.