quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Os pessimistas

Estava a falar com um amigo meu e calhou mencionarmos o refinanciamento de hipotecas. Quase toda a gente que conheço e que tem uma hipoteca já refinanciou. O meu vizinho do lado que comprou a casa quase um ano depois de mim refinanciou primeiro do que eu e até me disse que tinha aumentado o valor financiado porque um contabilista amigo dele lhe tinha dito que era a estratégia ideal.

Acho uma estratégia arriscada, mas como consigo poupar bastante dinheiro, não faz sentido para mim tirar dinheiro da casa para estar parado numa conta à ordem ou para usar em consumo. Quanto a investir o dinheiro na bolsa, também não acho que faça sentido no meu caso, dado que as minhas contas poupança-reforma estão bastante investidas na bolsa (80% de exposição à bolsa, 20% a bonds), logo preciso de diversificação e ter capital amortizado na hipoteca mais dinheiro em caixa complementa bem as minhas contas de poupança-reforma. O meu objectivo era acelerar o pagamento da hipoteca refinanciando a 15 anos e até comprei alguns pontos para baixar a taxa de juro, que ficou em 2.25%. Tive bastante dificuldade em explicar ao senhor que tratou do refinanciamento que não queria que me dessem dinheiro em troca de uma hipoteca mais alta. Enfim, parece que leram todos o Rich Dad, Poor Dad, mas eu não sou pai de ninguém.

Dadas as taxas de juro mais baixas, os preços das casas a apreciar, e a política fiscal expansionista, o certo é que os americanos estão bem de poupanças e acesso a capital--o governo é que ficou um bocado mais endividado. Não é de admirar que, em Agosto, muita malta tenha desistido do emprego e também há os que se reformam antecipadamente. Todo este dinheiro permite a muita gente viver sem trabalhar durante alguns meses. Depois temos também as inovações em termos de trabalho, em que é muito fácil arranjar um emprego part-time em que as pessoas decidem quando querem trabalhar ou até monetizar a casa através do Airbnb, logo os trabalhadores têm muito mais opções do que o normal.

Veremos quanto tempo irá durar esta folia. Isto tem tudo para ser um castelo de cartas, mas também pode correr bem. Nós imigrantes (o meu amigo e eu) é que ficamos um bocado assustados com tanto optimismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.