quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Não é nada, por enquanto...

As remessas dos emigrantes caíram em Julho deste ano face a Junho, mas não concluam nada antes de examinar os dados. Em primeiro lugar, seria importante conseguir cruzar as remessas com o número de emigrantes para se ter verdadeiramente noção do que se está a passar, mas as estatísticas portuguesas de emigração não são muito boas porque a série tem uma falha ente 2004 e 2010.

No entanto, se consultarem a série estatística das remessas dos emigrantes, na página do Banco de Portugal, verão que as remessas este ano foram anormalmente altas em Junho, quando, normalmente, o mês forte é Julho. Isto faz com que a diferença Julho-Junho seja uma quebra em vez de um aumento e que a variação de Julho do ano passado para este ano indique também uma grande quebra (já a de Junho indica um grande aumento).

As variações homólogas de Julho têm estado em terreno negativo desde 2014 (antes disso, note-se, não eram sempre positivas), mas as de Dezembro estão a ficar mais positivas. Dezembro é o segundo mês mais forte e, desde 2012, tem estado a ganhar importância. Julgo que é razoável presumir que Julho está a ceder parte da sua importância a Dezembro, ou pelo menos, os emigrantes que saíram desde 2012 estão a enviar mais remessas em dois períodos importantes que coincidem com férias. Mas isto continua a não explicar o porquê de Junho este ano, e não Julho.

Um outro aspecto a ter em contra é a mudança de governo. Até agora, não temos dados suficientes para indicar, com confiança estatística, que a Geringonça está a afectar negativamente as remessas de emigrantes, no entanto olhando para o gráfico, verificamos que houve uma mudança de comportamento na variável quando o actual governo tomou posse, mas a força de Dezembro de 2015, altura em que ainda não se sabia bem o que a Geringonça ia ser, ajuda a diluir o efeito negativo. Note-se que, mesmo sem Dezembro, o efeito negativo não é estatisticamente significativo até Julho, mas acho que a actuação da Geringonça na última semana não ajudou muito o resto do ano.

Dados: Banco de Portugal, milhões de euros, datas estão em m/d/a

Na Quinta-feira sai o relatório do Banco de Portugal e já saberemos mais pormenores.

1 comentário:

  1. Não tenha dúvida: a actuação da Geringonça na última semana vai reduzir, e muito, as remessas dos nosso emigrantes. Esta gente não sabe que estamos no tempo da internet e do telemóvel. Alguns para até parece que ainda estão no princípio do século passado, vivendo a revolução "socialista"...

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.