terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Concorrência

Notei, num post anterior, em relação à venda dos terrenos da feira popular, que pareciam existir empresas que publicamente expressavam interesse nos terrenos, mas que não entregaram candidaturas a tempo. Simultaneamente, também disse que desconfiava da vantagem de o jornalista dar voz a "entendidos" que basicamente defendiam, fora do contexto responsabilizador do leilão, que o preço é alto. 

O Presidente da Câmara de Lisboa disse, hoje, que, se não vender os terrenos, também fica contente. Excelente resposta. O que no fundo está a dizer é que, se as empresas decidirem não apresentar candidaturas, por acharem que o preço é muito alto, não faz mal: para a Câmara, os terrenos têm pelo menos o valor do preço mínimo por ela definido, pelo que, não estando ninguém interessado em pagá-lo, não se importa de ficar com eles. O preço base é melhor entendido como uma licitação por parte do vendedor. Se não aparecer ninguém a querer pagar mais, então o vendedor "ganha" o leilão e fica com o produto. Ao afirmar que fica contente por ficar com os terrenos, o Presidente diz que as empresas interessadas, mas expectantes, têm a concorrência de um interessado que não vai esperar muito e avança se elas não avançarem. E concorrência é essencial num processo deste tipo. Bravo. 

4 comentários:

  1. Tem toda a razão no outro dia ter dito não se conseguir encontrar facilmente no site da CML informação acerca deste ou outros leilões. Como estou muito habituada, lá consegui desencantar uma nova sub-pagina destinada a investidores, muito escondidinha.
    http://cidadedeoportunidades.cm-lisboa.pt/inicio.html
    Na parte hastas em curso poderá ver uma relativa aos terrenos da Feira Popular. se é que terá paciência para ler aquela prosa burocrática.
    Maria Teresa Mónica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela referência, Maria Teresa Mónica (e gabo-lhe a paciência e arte para encontrá-la!). Vou certamente dar uma vista de olhos.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. A CML fixou o preço a partir de avaliações baseadas em "preços de mercado", daí os interessados tenderem a cartelizar-se com o objectivo de obterem "preços de investidor" e é aqui que entra a mais acima referida estratégia de defesa da CML.
    PS
    Localizei o edital sob a seguinte sequência de pesquisa no GoogleTM
    - feira popular
    - "feira popular":www.cidadedeoportunidades.cm-lisboa.pt
    - "edital referente à alienação dos terrenos da antiga Feira Popular"
    - www.cm-lisboa.pt/pt/editais-avisos-e-anuncios
    tendo obtido
    Edital_32-2015_HP_Terrenos_Feira_Popular
    (32 pgs) em:
    www.cm-lisboa.pt/pt/editais-avisos-e-anuncios?eID=dam_frontend_push&docID=37511

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.